Notícias de Criciúma e Região

RisoVita lança produtos apostando na linha orgânica

Bebida vegetal à base de arroz e a farinha de arroz foram as escolhidas para fazer parte dessa nova linha

Alinhar uma alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente vem se tornando uma prática diária de inúmeros brasileiros. E essa necessidade fez com que as empresas se adaptassem e criassem novas opções. Diante deste cenário e por conta do aumento do consumo de produtos cada vez mais naturais, sem a interferência de aditivos químicos artificiais, a RisoVita – marca da Fumacense Alimentos – está lançando sua primeira linha orgânica.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A bebida vegetal à base de arroz – nos sabores original e de coco – e a farinha de arroz foram as escolhidas para fazer parte dessa nova linha. Com as novas opções, a marca está aderindo – de uma forma ainda mais intensa – às tendências Clean Label e Plant-Based.

Com rótulos nos quais a maioria dos ingredientes são conhecidos por seus compradores, os alimentos Clean Label possuem poucos componentes e são – em sua maioria – totalmente naturais. Já os produtos Plant-Based são fabricados apenas com matérias-primas de origem vegetal, resultando em mercadorias também mais naturais e, além de tudo, veganas.

Foto: Catarina Bortolotto

Um mercado em ascensão

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organis (Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável), o setor de orgânicos cresceu 30% no Brasil em 2020, movimentando R$ 5,8 bilhões. Outro relatório da instituição, analisando o primeiro trimestre de 2021, confirmou a preferência desses alimentos no mercado e a persistência do consumidor ao optar cada vez mais por produtos saudáveis.

“Por isso, estamos abrindo mais um leque de participação no mercado, dentro de uma categoria que vemos como o futuro da alimentação. Cada vez mais as pessoas estão procurando esse tipo de produtos, porque estão preocupadas com o que estão ingerindo”, aponta o gerente comercial nacional da RisoVita, Jorge Amaral.

Diferencial no mercado

Em território nacional, existem apenas duas empresas que fabricam a bebida de arroz orgânica, dentre elas: a RisoVita.

“Utilizamos da tecnologia italiana em nossos maquinários, fazendo com que nos tornemos uma ótima opção dentro do alto padrão de qualidade. Com esses equipamentos, garantimos a leveza e naturalidade do produto. E com essa nova linha, ainda mais saudabilidade do que já vínhamos oferecendo”, afirma Amaral.

Foto: Catarina Bortolotto

Totalmente orgânico

Para um alimento ser considerado orgânico, ele deve seguir uma certificação bem rígida. Neste caso, o processo de análise começa ainda na colheita do arroz – ingrediente principal das bebidas e farinha – e se estende no armazenamento e produção, bem como na qualidade das pessoas que movimentaram o produto – o que exigiu até mesmo treinamentos.

“O arroz já é muito saudável, porque como tem a casca, não recebe tantos defensivos químicos. Agora, com o arroz orgânico, também o solo, onde o alimento é cultivado, não pode ser tratado com nenhum tipo de defensivo químico orgânico artificial”, garante o gerente comercial nacional da RisoVita.

Desenvolvimento completo

Os novos produtos integrantes da marca passaram por um processo de dez meses de desenvolvimento. Durante esse tempo o mercado europeu e americano foi estudado, avaliando profundamente as tendências. Além disso, houve a criação de uma nova e moderna identidade visual, com novas embalagens, para tornar o produto ainda mais disruptivo; e inúmeros testes foram realizados, com o intuito de criar o melhor blend possível.

Sobre a RisoVita

A RisoVita é uma das marcas da Fumacense Alimentos, reconhecida pelo pioneirismo e tecnologia na fabricação de produtos à base de arroz. Por usar como matéria prima um cereal hipoalergênico, é de fácil digestão e pode ser indicado para dietas com restrição ao glúten, ao leite e à soja. A linha conta com bebidas de arroz nas versões líquida e em pó, farinha de arroz e mistura para pães e bolos.

A RisoVita, inclusive, foi pioneira na América Latina, com o início da produção de bebida de arroz em 2014. Atualmente, os produtos da marca podem ser encontrados em 5.900 pontos, entre supermercados e lojas de produtos naturais de 15 estados em todas as regiões do Brasil.

Você também pode gostar