Notícias de Criciúma e Região

Terreno onde será o Santa Vita Saúde Center passa por última sondagem detalhada

Desde o início do processo de planejamento da obra do Santa Vita Saúde Center, a Compacta Incorporadora, responsável pelo projeto, sempre buscou parcerias que fortalecessem ainda mais a qualidade do prédio.

Assim, para garantir que todo processo saia como o planejado, o Santa Vita Saúde Center, por meio de seus idealizadores, também contratou uma empresa para auxiliar no processo de sondagem e diagnóstico de Subsolo sem perfuração. “Buscando sempre um diferencial em nosso grande projeto, contratamos a empresa Tecgeo Geologia Tecnologia em Sondagens Geofísicas de Florianópolis para realização de pesquisas no subsolo, mesmo já realizando dois tipos de estudos, sondagem rotativa e à percussão SPT”, esclarece Edilando de Moraes, diretor da Compacta Empreendimentos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A sondagem

Foto: Divulgação

O trabalho de sondagem do solo, ou sondagem geofísica, é um recurso extremante eficaz, que faz com que por meio de leituras de ondas e sem perfuração, possa ser identificado interferências no subsolo do terreno em questão, com ajuda de imagens elétricas dos materiais de solo, sejam rochas, água, entre outros.

“Diferente de uma sondagem convencional com furos, o Estudo Geológico Geofísico, se propõe a fazer uma varredura do terreno como um todo sem qualquer perfuração ou escavação. Após a etapa de Geologia se usa o ensaio geofísico da tomografia elétrica. Assim, vendo o subsolo do terreno como um todo e em várias profundidades não ficam dúvidas de como melhor projetar.

No terreno são fixados no solo, eletrodos e através deles uma onda elétrica se propaga, retornando dados gráficos a uma sonda. Comparando a alguns exames de diagnóstico de saúde como tomografia/eletrocardiograma/ultassom/rx do corpo humano eletrodos se colocam em peito, punhos, crânio, etc, e uma onda se propaga trazendo informações de dentro do corpo humano que não se visualiza a olho nu e ao mesmo tempo não se abre ou fura, para verificar”, explica Deisy Schulz Xavier,  Diretora e Gestora da Tecgeo Geologia e Tecnologia em Sondagens Geofísicas.

Com este tipo de trabalho é possível observar e assim prevenir qualquer tipo de alteração na área em questão, auxiliando e dando suporte ao estudo do terreno, caso haja presença de algo que por sua vez, possa causar algum dano. Com imagens elétricas obtidas em estudo, é possível ter uma base de informações precisas para possíveis objetos naturais no solo que possam prejudicar ou não a obra.

De acordo com o Geólogo Fernando Xavier, que completa, o Estudo Geológico Geofísico, ao final, trará as informações das ocorrências, tamanhos e profundidade de regiões com rochas, suas espessuras, presença de blocos de rocha, identificação do contato solo/rocha, de zonas fraturadas, do nível do lençol freático, interferências enterradas, camadas sedimentares, cavernas, galerias, tubulações, localização e qualificação de jazidas minerais, delimitação de plumas de contaminação, entre outros”. A sondagem geofísica por eletrorresistividade usa um equipamento portátil e com rápida execução sem impacto, atinge grandes profundidades, e no caso do Estudo do Santa Vita, 50m de profundidade, fazendo assim, uma varredura vertical além da varredura horizontal com as tomografias elétricas. Este tipo de estudo e trabalho, torna muito mais fácil o processo de edificação de qualquer empreendimento, trazendo ainda mais segurança para construção em questão.

Garantia na análise e diferencial do prédio

Outro ponto que precisa ser destacado com a sondagem de solo, é a garantia da análise. Quando se faz este tipo de edificação é de extrema importância garantir toda segurança e qualidade no processo de desenvolvimento e construção da obra. Sendo assim, a sondagem possibilita e garante a análise de toda e qualquer possível interferência no solo pois traz dados precisos a possíveis riscos

O Santa Vita Saúde Center é uma obra que tem como principal objetivo trazer ainda mais conforto e segurança para pessoas que precisem tratar da saúde. Com 31 andares, destes 11 para estacionamento de carros, o Santa Vita vem para desafogar o fluxo de veículos na região ao entorno do Hospital São José, bem como dar suporte a este complexo hospitalar cuja conexão, por meio de passarela, será o diferencial do prédio e irá ajudar na agilidade do atendimento aos pacientes, médicos e acompanhantes que precisarem se deslocar até o complexo hospitalar.

“O Santa Vita possui mais de mais 40 diferenciais em sua estrutura; isso comparado a construções no Sul do Brasil. A sondagem de solo traz mais um ponto de garantia e mais qualidade em um produto final; por isso acrescentamos mais este item a todos os clientes que adquirirem salas no Santa Vita: a segurança de um projeto, que certamente irá mudar cenário de empreendimentos voltados para área da saúde em Criciúma e região”, finaliza Moraes.

Você também pode gostar