Susto: forte rajada de vento arranca proteção de obra na Praça do Congresso
Material se desprendeu de uma construção no Centro de Criciúma nesta sexta-feira, dia 20
Na manhã desta sexta-feira, dia 20, a proteção utilizada para a contenção de materiais em uma obra no Centro de Criciúma foi arrancada por uma forte rajada de vento. O flagrante, registrado em vídeo por um morador vizinho da Praça do Congresso, aconteceu no cruzamento das Ruas Engenheiro Fiuza da Rocha e Lauro Müller, no empreendimento Castelo In Piazza, da Construtora Fontana.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
“Eu estava tomando café, por volta das 9h30min, e percebi que o material iria despencar. Foi só o tempo de pegar o celular e começar a gravar e o material despencou. Graças a Deus, não atingiu ninguém. Mas, poderia ter caído em qualquer outro lugar, no meio da estrada, na calçada, ou ter atingido alguém. Por sorte não aconteceu uma tragédia”, relata o dentista Daniel Valvassori Pereira.
Uma parte do material caiu no entorno do terreno do prédio em construção e a outra acabou atingindo o edifício ao lado da obra, o Parque de Munique. Ainda segundo Valvassori, essa não é a primeira vez que um material cai da mesma obra em construção. “Há umas três semanas caiu algo em cima do transformador e ficamos sem energia por várias horas. Existe uma preocupação, se chega cair algo em uma pessoa pode matar”, ressalta o morador.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Aílton Carvalho Silvano, o sinistro ocorrido nesta sexta-feira se trata de algo pontual. “Houve algo atípico. A forte rajada de vento formou um corredor e atingiu a parte de baixo da proteção. Ela é formada por uma placa metálica e madeirite e fixada com ganchos nas vigas. Essa proteção serve justamente para impedir a queda de material no solo. Temos essa proteção secundária, logo abaixo do andar em que os funcionários estão trabalhando. Além de uma primária, com 2,7 metros de extensão em todo o entorno da obra, na parte térrea”, justifica o engenheiro.
Quanto à queda de objeto sobre o transformador, ocorrida há cerca de três semanas, mencionada pelo morador, Carvalho não soube informar o que teria acontecido. Pois, assumiu a responsabilidade pela obra recentemente.
A Construtora Fontana, responsável pela obra emitiu nesta noite de sexta-feira uma nota sobre a queda da proteção, que seria um suporte da bandeja de proteção de periferia contra quedas de materiais. Confira abaixo a nota na íntegra:
Comunicado Construtora Fontana
A Construtora Fontana esclarece que diante das rajadas de vento que atingiram a cidade de Criciúma nessa sexta-feira, 20/08, chegando a 65 Km/h, houve a queda do suporte da bandeja de proteção de periferia contra quedas de materiais em um de nossos empreendimentos em fase de construção no Centro da cidade.
O incidente ocasionou somente danos materiais e que foram rapidamente contornados.
Salientamos que as regras de segurança são aplicadas em nossas obras e que o incidente ocorrido está diretamente ligado a uma questão climática atípica que, infelizmente, registrou danos materiais em outros pontos da cidade.
Diante dessa situação, faremos uma intensa revisão em todos os nossos canteiros de obras para reforçamos ainda mais as questões de prevenção contra intempéries.