Superlotação: Sul segue sem leitos de UTI disponíveis para crianças e bebês
Todos os leitos de UTI pediádrica e neonatal seguem lotados no Sul catarinense
O Sul de Santa Catarina está sofrendo desde o último final de semana com a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para bebês e crianças. No sábado, dia 20, três crianças precisaram ser transferidas do Hospital Materno Infantil Santa Catarina para outras regiões de Santa Catarina devido a falta de leitos.
“Vemos um crescimento de crianças com síndrome respiratória. Não é o momento que mais me preocupa, porque o frio está apenas começando e, geralmente, final de maio, junho e julho são os meses que mais preocupam com relação a UTI”, comentou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, em entrevista à Rádio Cidade em Dia.
Segundo ele, o HMISC está readequando sete novos leitos de UTI neonatal. Sendo que, assim, a unidade hospitalar ficará com um total de 30 leitos, sendo dez de UTI pediátrica e 20 de UTI Neonatal. “A secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, esteve no Santa Catarina e estamos readequando mais sete leitos de UTI Neonatal”, destaca. “Ficaremos com 30 leitos, mas o que está ocorrendo será insuficiente para atender toda demanda. Até porque não é regional, atende o estado inteiro como outras regiões nos atendem quando não tem aqui”, completa.
Uma das causas do superlotações seria o aumento de casos de síndromes respiratórias. Por isso, os baixos números atingidos na Campanha de Vacinação contra a gripe no Sul geram um alerta da Saúde. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Criciúma já sinalizou ao Estado que, caso necessário, repita o que ocorreu no ano passado com um convênio com a Prefeitura para a contratação de mais profissionais da saúde para atuar no hospital.
“A gripe está aí e a cobertura vacinal que deveria ser maior ainda é baixa, perto do que se tem de vacina disponível. Então é uma preocupação dupla”, ressalta Acélio.
Segundo o Painel de Leitos do SUS da Secretaria de Estado da Saúde, dos 119 leitos de UTI pediátrica em SC, 116 estão ocupados e três estão disponíveis. No Sul catarinense há 14 leitos e todos estão ocupados. Quanto à UTI neonatal em SC são 239 leitos ativos pelo SUS, destes 228 estão ocupados e 11 estão disponíveis. No Sul, são 28 leitos ativos e todos estão ocupados. Os dados foram atualizados pela última vez às 22h desta segunda-feira, dia 22.