Notícias de Criciúma e Região

Possibilidade de cassação ronda o senador Jorge Seif

Mesmo caso envolvendo o prefeito e vice de Brusque pode respingar no senador Jorge Seif (PL)

A situação ocorrida com prefeito e do vice-prefeito de Brusque (SC), José Ari Vequi e Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico durante campanha eleitoral nas Eleições Municipais de 2020, e que acabaram perdendo os cargos, pode também ter reflexos ao senador Jorge Seif (PL). Tanto que já tramita processo contra ele em função do suporte dado em campanha pelo empresário da Havan, Luciano Hang. Pelo que se sabe o processo está em fase de instrução. A denúncia, pelo que consta, partiu do ex-governador Raimundo Colombo (PSD), segundo colocado no pleito ao Senado, na eleição passada. Seif teria usado aviões e helicópteros do empresário durante a campanha.

Candidatura do filho de Bolsonaro em SC

Jair Renan Bolsonaro tem 25 anos e é estudante de Direito – Foto: Reprodução | Redes Sociais

Ecoa em alguns espaços de formadores de opinião a notícia, com críticas contundentes, sobre a possibilidade do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Renan, em se tornar candidato a vereador pela cidade de Balneário Camboriú. Pode parecer estranho e até mesmo usar o município como um trampolim na carreira política. Porém, dentro do Brasil, em tese, ainda se vive em um estado democrático de direito, e nada impede, desde que sejam cumpridos todos os requisitos para uma candidatura, e de que ele possa concorrer ou não. Caberá à comunidade local julgar no voto se quer alguém como o jovem na Câmara de Vereadores, não nascido na região, como um de seus representantes. Simples assim. Se o menino vai trabalhar por bons projetos visando o melhor para Balneário, o futuro dirá.

Programa Universidade Gratuita na mira do TCE

Momento da entrega, na ALESC, do projeto de lei que cria Universidade Gratuita. Foto: Secom Governo

O Governo do Estado, ao dar entrada do Programa Universidade Gratuita, na Assembleia Legislativa, semana passada, embora com o pragmatismo de ser uma proposta conclusiva e necessária, e ressalto aqui, boa, inclusive, para o incremento do ensino superior em Santa Catarina. No entanto, o próprio governador Jorginho Mello também é sabedor de que a aprovação não passará sem o amplo debate. Tem deputado que não concorda com o projeto da forma em que está. Por outro lado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), também entrou no circuito e deverá auditar o Programa, e nada deve andar na Alesc, sem que antes a análise esteja terminada. Há suspeitas de irregularidades, e até mesmo que seja inconstitucional. O processo envolvendo de origem no TCE parte de denúncias feitas pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), e que aponta a desigualdade dos recursos a serem distribuídos entre as universidades particulares e as comunitárias. De parte do governo, a proposta tem base legal, exatamente pelo fato de as universidades comunitários estarem atreladas ao caráter público, sem visar lucro.

Pontos…

  • Desemprego – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente dados preocupantes sobre o mercado de trabalho no primeiro trimestre de 2023. Conforme o relatório, a taxa de desemprego atingiu 8,8% no período, demonstrando um aumento em relação a trimestres anteriores. No que diz respeito ao gênero, a taxa de desocupação entre os homens foi de 7,2%, enquanto entre as mulheres chegou a 10,8%.
  • Eleições municipais – Partido Progressista (PP) começa a percorrer regiões visando a mobilização para as eleições municipais. Um primeiro encontro ocorreu em Blumenau e Jaraguá do Sul, recentemente, e contou com expressivas lideranças do partido, como senador Esperidião Amin. Um desdobramento culminou com a filiação do ex-deputado Jean Kuhlmann, O PP tem história e espera contar com forte renovação nas eleições municipais;
  • Nova droga – O deputado estadual Luvas Neves alerta para o consumo de uma nova droga, a supermaconha, que vem se espalhando pelas ruas de grandes cidades do Brasil. Na tribuna da Assembleia Legislativa, abordou o assunto dado ideia dos riscos que a droga pode representar à Santa Catarina. Ele propõe que o problema seja tratado sob a perspectiva de saúde pública. Segundo ele, a droga é 100 vezes mais potente que a (maconha) normal.

 

Você também pode gostar