Notícias de Criciúma e Região

Sul em Trilhas: Morro do Cambirela

Morro Cambirela localiza-se no município de Palhoça/SC, o morro faz parte de um conjunto de montanhas pertencentes ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, sendo esse parque a maior unidade de conservação de proteção integral do estado de Santa Catarina – Brasil.

O Morro Cambirela situa-se próximo a BR – 101, uma montanha que eleva-se a um pouco mais de 900 metros de altitude em relação ao nível do mar. Sabemos da existência de aproximadamente 3 trilhas que levam ao cume do Morro do Cambirela, algumas são mais difíceis e técnicas que outras, mas todas têm algo em comum, o fato de serem perigosas e com longos trechos de inclinação.

O Morro do Cambirela é uma montanha situada no maciço de mesmo nome, no município de Palhoça, no estado de Santa Catarina. Sua altitude é de 1052 metros, o que o torna o ponto culminante do município e da região, destacando-se pelo fato de elevar-se praticamente a partir do nível do mar até mais de um quilometro de altura. Está situado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e domina toda a Baía Sul.

Cercado de lendas, estima-se que tenha sido um vulcão a 590 milhões de anos atrás. O Cambirela é bastante procurado por praticantes de trilhas que desejam subir ao topo em busca da aventura e da vista única do cume da montanha. É também conhecido pelo acidente aéreo de 1949 e pela neve de 2013, que acumulou no topo e surpreendeu os moradores da Grande Florianópolis. Seu tamanho e importância o levaram a ser representado por artistas como Debret e Victor Meirelles e a emprestar o nome para os mais diversos usos na Grande Florianópolis.

Segundo o dicionário tupi-guarani, o nome Cambirela vem de kambi, que significa “seios de leite” e reya, que é “muitos”, provavelmente uma referência aos vários picos do Maciço do Cambirela e as nuvens e cachoeiras que embelezam o morro.

Cambirela também passou a ser o nome do município vizinho ao Morro do Cambirela, Santo Amaro da Imperatriz, que era até então chamada apenas de Santo Amaro, em 1941, quando a localidade foi elevada a vila e o governo emitiu um decreto pra eliminar nomes duplicados em cidades – haviam Santo Amaros em outros estados. Porém, a rejeição da população levou a realização de um plebiscito que escolheu o nome atual, que foi oficializado em 1948.

Do topo do Morro do Cambirela é possível ver uma enorme faixa do litoral catarinense, desde da cidade de Governador Celso Ramos até a região de Garopaba. E claro, toda a Ilha de Santa Catarina. Se de um lado se tem o visual azul do oceano, por outro é o verde intenso dos morros do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. É uma paisagem linda que facilmente conquistará diversas curtidas e comentários do Facebook e no Instagram. Mas para chegar até lá, é preciso um pouco de empenho.

Até o topo da montanha há três trilhas, mas duas são reconhecidas como as principais e mais usadas – Trilha 2 e Trilha 3. O principal motivo é que ambas começam praticamente no mesmo ponto. Então, quem vai de carro até o Morro do Cambirela pode ir e voltar por caminhos diferentes e ainda assim chegar no lugar onde estacionou.

Há água potável em alguns trechos da trilha, mas é importante levar uma garrafa ou cantil para ir bebendo e encher nesses pontos. Além disso, leve algo para comer ao longo da trilha (frutas e barras de cereal) e algo para comer no topo da montanha (um sanduíche leve). Esse será o momento de descanso e curtição da paisagem.

Informe-se bem sobre a trilha antes de fazer essa aventura. Não esqueça de checar a previsão do tempo. Há diversas companhias de aventuras nas região que oferecem passeios guiados até o pico do Cambirela, é uma opção para garantir a segurança e não se preocupar demais com os detalhes.

O Sul em Trilhas está convocando os trilheiros e trilheiras para conquistar o Morro do Cambirela juntos!

A proposta é iniciar a trilha pela manhã e chegar ao cume até meio dia e retornar no mesmo dia. Trilha com subidas fortes, sendo necessário boa resistência do praticante. Trilha com alguns trechos de escalaminhada que exigem muita técnica para desviar de pedras e raízes. Nada perigoso, porém que exige atenção e cuidado.

A trilha em direção ao cume do Cambirela é de nível difícil, onde partimos do nível do mar e chegamos a quase mil metros de altitude, sendo uma das trilhas mais procuradas pelo aspecto desafiador e pelo visual panorâmico da Grande Florianópolis visto do cume.

A inscrição está no seguinte link: https://forms.gle/Nqj9QheEC1immcRA8

Tamb̩m pode-se encontrar mais informa̵̤es no Instagram do Sul em Trilhas e em contato com nossa condutora J̼, no telefone (48) 99961 Р5061.

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o Sul em Trilhas com a gente!

Você também pode gostar