Notícias de Criciúma e Região

Cachoeira do Jarrão, em Palhoça

Se está na região da grande Florianópolis e quer conhecer uma cachoeira, a dica de hoje é a Cachoeira do Jarrão, no Morro do Cambirela, no Parque Estadual do Tabuleiro.

O visual da cachoeira, com o mar no fundo é incrível! Podendo avistar a Praia do Pontal, a Beira-Mar e o Morro da Cruz.

A trilha começa na BR-101 que são 2,5 km com várias piscinas naturais transparentes, até chegar no alto da Cachoeira do Jarrão, onde há uma estrutura de concreto e tem a parte mais funda.

O visual por todo Rio Cambirela, com diversas cachoeiras e quedas é de impressionar.

Inicia-se a trilha estacionando o veículo no posto de Cambirela, no km 223 da BR-101 – Endereço: Rodovia BR-101, Km 230,5, s/n – Enseada do Brito, Palhoça – SC, 88138-788, assim, começa a caminhada pela marginal da BR no sentido sul, e em poucos passos já vira a direita.

A trilha é pouco demarcada, vá com pelo menos mais uma pessoa junto, pois não há muito fluxo de pessoas na trilha e há o risco de você escorregar em alguma pedra e precisar de ajuda, principalmente em dia de chuva. 

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro já está demarcando várias trilhas – como o trabalho que fizeram na trilha do morro do Cambirela – mas nesta trilha há apenas algumas fitinhas coloridas para mostrar o caminho, por isso deve-se ficar bem alerta pelo caminho.

A biodiversidade do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é diversa, há boatos de que nos últimos anos houve um crescimento de animais peçonhentos. Existem várias pequenas aranhas no caminho, cuidando quando for se apoiar em galhos.

Outra dica importante de segurança é ir bem cedo, pois ao se falar em início de montanhas temos sempre que estar de olho nas vibrações do tempo que podem ocorrer, que geralmente acontecem à tarde, por isso o ideal é ir pela manhã e retornar começo de tarde.

Mesmo que as cachoeiras no parque tenham bastante incidências de cabeça d’água, essa como tem várias saídas de água, é um pouco menos provável que ocorra, mas a atenção e a prevenção do tempo sempre são essenciais ao entrar na natureza.

Para essa trilha o ideal é ir de tênis ou bota, pois há lugares bem escorregadios, indispensável o repelente de insetos, roupa de banho, protetor solar, celular com bateria para possível resgate, mochila para trilha, e principalmente sacola para lixo, pois não podemos deixar lixo pelo caminho!

Nas trilhas, não deixamos nada e nem levamos nada de cada ecossistema visitado. Na verdade, apenas levamos os registros e histórias nos nossos corações.

A Cachoeira do Jarrão se tornou bastante popular nos últimos anos por sua queda de “borda infinita”, mas isso não é obra da natureza, o poço foi adaptado pelo homem, ainda assim, é bem incomum e tem atraído inúmeros visitantes, principalmente nos fins de semana, pois além da cachoeira pode-se completar o cenário ao fundo, onde é possível avistar o mar.

A trilha da Cachoeira do Jarrão é uma trilha qualificada com dificuldade fácil, curta, com pouca elevação e uma das mais indicadas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro para se fazer no verão.

Lembrando que o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos do Pe. Raulino Reitz e de Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a fauna e a flora da região, bem como, dos mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul. 

O nome da Unidade de Conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque, que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

Visite essa trilha e esse parque com respeito a natureza e segurança. Boa apreciação dessa beleza única.


O Sul em Trilhas vai para a Cachoeira do Jarrão no dia 5 de fevereiro, em um domingo e convida você para participar dessa aventura.

A inscrição é realizada nesse link: https://forms.gle/bHAdNGgFguiiwmQ77.

Mais informações podem ser encontradas no Instagram do Sul em Trilhas ou em contato com a condutora Jú no (48) 99961 – 5061.

Convidamos você para entrar em nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o Sul em Trilhas com a gente!

Você também pode gostar