“Só quem precisa sabe a importância do gesto”, diz vereadora sobre projeto de doação de sangue
Projeto de incentivo a doação de sangue foi aprovado por unanimidade e aguarda prefeita sancionar lei
A Câmara de Vereadores de Lauro Müller aprovou o projeto da vereadora Sysse Alves Velho, para conscientizar e estimular a sociedade sobre a doação de sangue e medula óssea no município. Aprovado por unanimidade, agora os políticos aguardam a prefeita Saionara Correa de Carvalho Bora sancionar a lei.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Segundo a vereadora, a ideia de criar o projeto foi desenvolvido após Sysse passar por um caso de doença na família, em que muitas vezes a transfusão de sangue é necessário. “Meu esposo foi diagnosticado com leucemia e precisará fazer transplante de medula óssea. Por muitas vezes precisou fazer transplante de sangue em meio aos processos de quimioterapia. Só quem precisa sabe a importância desse gesto”, explica.
O esposo de Sysse também é vereador em Lauro Müller. Com isso, a vereadora viu a importância de incentivar a população a se tornar um doador voluntário. Durante o mês, instituído Junho Vermelho, a Câmara promoverá várias ações sobre o tema. Será realizado cursos, seminários, palestras e workshops.
No dia 20 de junho será realizado uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Lauro Müller com a presença da médica hematologista Cintia Vieira Niero. O objetivo é esclarecer, orientar e conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador de sangue e medula óssea.
Importância de doar sangue
Segundo o coordenador da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Rafael Luiz da Silva, cada doação de sangue pode ajudar até três pessoas. O sangue doado é processado e dividido em constituintes, feito de dois a três hemocomponentes, sendo: concentrado de hemácias, plasma e a plaqueta.
O Hemocentro de Criciúma atende a Associação dos Municípios da Região Cabonífera (Amrec), Extremo Sul Catarinense (Amesc) e parte da Região de Laguna (Amurel). O ideal para manter o estoque necessário de sangue para abastecer toda a região atendida pelo Hemosc de Criciúma, é de 70 doações por dia.
Com a chegada do inverno, as doações caíram para cerca de 40 dias, diminuindo os estoques de sangue. Com isso, as campanhas ajudam a movimentar e incentivar a doação de sangue, mantendo o nível adequado de doações.
“Através de gestos de amor ao próximo conseguimos ajudar muitas pessoas pela doação voluntária de sangue. Para nós é importante as campanhas pois estimula as pessoas a doarem, até a trazer aqueles que estão há algum tempo sem doar. Também para trazer novos doadores”, frisa o coordenador.