Notícias de Criciúma e Região

Serviço de saúde que atende trabalhadores é reconhecido de Utilidade Pública Estadual

Cascri, de Criciúma, atende trabalhadores há mais de 50 anos

A Comunidade Assistencial Sindical de Criciúma (Cascri), que desde abril de 1972 presta serviços de saúde (médicos e dentistas) a trabalhadores de cinco categorias profissionais de Criciúma e região foi reconhecida como de Utilidade Pública Estadual. A Lei nº 18.278, foi sancionada pelo governador Jorginho Mello, e publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 14. 

“Foi um processo complexo, exigido por legislação estadual, e conseguimos concluir todos os procedimentos documentais”, disse o presidente da Cascri, Edson Rebelo, o Japonês, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região.

Atendimento aos trabalhadores

A entidade surgiu com incentivo do Ministério da Saúde propondo uma “descentralização” do atendimento médico, no início da década de 1970. Mantida exclusivamente com recursos gerados pelos sindicatos dos trabalhadores das indústrias plásticas, químicas e farmacêuticas, metalúrgicas e, ainda, dos comerciários, profissionais da saúde e de escolas da rede particular de ensino. Atualmente a Cascri oferece consultas médicas com clínico geral, pediatra e ginecologista e tratamento dentário. “Tiramos da fila do SUS milhares de trabalhadores todos os anos”, afirma o presidente.

 Em 2022, quando completou 50 anos de fundação, a Cascri foi declarada de Utilidade Pública Municipal pela lei 8.168, aprovada pela Câmara Municipal. “Até a reforma trabalhista de 2017, quando os sindicatos recebiam a contribuição anual de seus trabalhadores representados, o chamado “imposto sindical”, a entidade realizava em torno de 15 mil atendimentos por ano. A partir de 2018 o volume reduziu um terço deste total. Nos adaptamos à nova realidade, mas mantendo qualidade e resolutividade dos atendimentos”, finaliza Rebelo.

Você também pode gostar