Notícias de Criciúma e Região

Série A: PM e Criciúma discutem ações para garantir segurança dos torcedores

Reunião entre clube, torcidas organizadas e forças de segurança foi realizada nessa quarta-feira, dia 10

Com o time carvoeiro na elite do futebol brasilero, o Estádio Heriberto Hulse deve receber um grande número de torcedores nos próximos meses. Com isso, a segurança no Majestoso é um dos assuntos que vem sendo tratado entre a Polícia Militar (PM) e o Criciúma Esporte Clube. Na tarde dessa quarta-feira, dia 10, uma reunião foi realizada no 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM) para discutir melhorias e ações para o ano.

Segundo a PM, a reunião teve como principal objetivo garantir que todas as partes envolvidas estejam alinhadas e comprometidas com a tranquilidade nos jogos, promovendo um ambiente seguro e harmonioso para os torcedores e a comunidade em geral. Para isso, a Polícia Militar levantou alguns pontos que precisam de melhorias por parte do clube.

Foto: Divulgação/PM

De acordo com o subcomandante do 9ºBPM, major Rafael Mateus, a Polícia Militar deve aumentar o número de policiais dentro e fora dos campos em dias de jogos. “Como nós vamos precisar de um efetivo maior, a gente tem que alinhar também a demanda da cidade. Por isso foi pedido para o clube aumentar o número de seguranças ali. Dependendo, claro, de cada jogo”, explica o major.

Para evitar filas e tumultos nos arredores dos campos, a PM levantou a possibilidade de abertura dos portões com pelo menos três horas de antecedência. Para manter a segurança dos torcedores, a PM solicitou o apoio da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) no reforço do fechamento das ruas no entorno do Majestoso. “Foi tratado, junto com a DTT também, o apoio para o isolamento das ruas, principalmente naquela região ali da rua Almirante Barroso, que nós tratamos bastante sobre o assunto”, frisa o subcomandante.

Os moradores dos imóveis que ficam nas proximidades do Majestoso também são afetados nos dias de jogos, tanto pelo fechamento das ruas, como pelo aumento do movimento. Com isso, a Polícia Militar também deve conversar com a associação de moradores do bairro, para tratar sobre a segurança no local. 

De acordo com o subcomandante, a Polícia Militar solicitou que o clube reforce a divulgação aos torcedores sobre os itens que são proibidos de levar para dentro do estádio. “Pedimos que o clube divulgue bastante, não dá para ficar somente citando, tem que reforçar. São vários itens que não podem levar, que são tratados contra a segurança”, explica.

Os objetos proibidos devem seguir o mesmo padrão do ano passado, que são: 

1 – Mastros de bandeiras;
2 – Isopor ou similar;
3 – Papel Higiênico ou similar; Papel picado e papelão;
4 – Objetos de vidro (Copos, garrafas, frascos de perfume, etc);
5 – Produtos que possam gerar combustão/explosão (desodorantes, sprays, etc);
6 – Guarda chuva com ponta de metal que possa ser utilizado como arma perfurante, ou objeto similar;
7 – Faixas (Crepon, TNT, etc);
8 – Brindes recebidos na parte externa do estádio (chaveiros, caixas, etc);
9 – Instrumentos de emissão de fumaça;
9 – Capacetes;
10 – Quaisquer outros objetos que possam causar atos de violência ou incêndio, entre eles segue abaixo:
a) Garrafas d’água de plástico (independe se estiver fechada ou aberta).
b) Rádios com dimensões muito superiores a de um telefone celular (tamanho mediano).
c) Pilhas sobressalentes.
d) Alimentos sólidos inteiros (Ex: Maça, abacaxi, laranja, outros que possam ser arremessados gerando atos de violência)
e) Qualquer tipo de bebida alcoólica, inclusive cerveja (art. 4o Lei 17.477/2018)
f) Garrafas de refrigerante, ainda que de plástico e com peso inferior a 500Ml tendo em vista o interior do recipiente é pressurizado.
g) Espetinhos.

Torcidas organizadas e visitantes

Estão sendo alinhadas também questões que envolvem os torcedores dos times visitantes e as torcidas organizadas, como o deslocamento para chegada e saída no estádio e o local de entrada e permanência dentro do Majestoso. A PM e o Criciúma estão estudando ações que possam facilitar a dinâmica nessas questões em dias de jogos e garantir a segurança de todos.

“Estamos estudando uma forma de realizar uma estrutura bacana, para o pessoal dos torcedores entrar na área externa, tipo um balizamento com gradiz. Foi tratado sobre o local que as torcidas organizadas e visitantes vão se concentrar para depois serem exportadas até o campo, que provavelmente será na frente do Batalhão. Mas ainda estamos negociando com o dono do terreno”, explica o major.

Após a reunião, aconteceu também uma conversa com os representantes das torcidas organizadas, “Os Tigres” e “Guerrilha Jovem”, que desempenham um papel fundamental no apoio ao Criciúma Esporte Clube. “Com as torcidas organizadas, foi tratado sobre a questão do apoio, da parceria que é feita até hoje, para eles tentarem não irem lá para aquela região da Almirante Barroso, quando tem torcida visitante.”

Foto: Divulgação/PM

Em nota, a torcida “Guerrilha Jovem” afirmou que vai manter o compromisso com a segurança, cumprindo as diretrizes repassadas pela Polícia Militar, acompanhe abaixo:

Estivemos juntamente com a torcida Os Tigres no 9º Batalhão de Polícia Militar, em reunião com a PMSC, aonde nos passaram novas diretrizes visando a segurança pública em dias de jogos do Criciúma. Nos comprometemos juntamente ao comando militar de Criciúma, para a preservação da ordem pública e respeito às leis vigentes e também respeitando assim o estatuto do torcedor.  Fomos parabenizados pela nossa conduta na última temporada e, por isso, levaremos ainda mais à sério e no rigor para que essa temporada seja ainda melhor.  Gostaríamos de agradecer à PMSC pela excelente acolhida e entendimento também de nossas demandas. Pedimos ao nosso torcedor que sigam as recomendações da PMSC , do clube e também dos organizadores. Fazendo assim uma corrente de posicionamento íntegro em prol ao CRICIÚMA E.C.  2024 já começou e já está acontecendo. Contem sempre conosco. Vamos juntos sempre por mais.

Você também pode gostar