Notícias de Criciúma e Região

Senta que lá vem história – Merda pra você: origem da expressão

Por que desejar "Merda" ou "Break a Leg"?

Quem é do meio artístico sabe. Principalmente se você for um ator entusiasmado, esperando reconhecimento. A expressão merda tem sido utilizada durante anos por atores, como uma espécie de mantra, utilizada antes de suas apresentações teatrais que simplesmente significa: Boa Sorte! (Imagina como se diz: “Deus te abençoe!”). O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão. A expressão existe e para sua origem eu conheço pelo menos três teorias:

A primeira, é que a expressão teve origem na Grécia Antiga. Naquela época os atores se apresentavam em anfiteatros e suas peças, por serem bem críticas, afetavam os políticos daquela época ou alguma classe daquela sociedade. Enfim, estes não gostando das críticas representadas naquele fenômeno que era o teatro, atiravam merda nos atores. Por ironia do destino, os atores não ficavam por baixo com isso, porque quanto mais merda era atirada neles significava que mais repercussão teria o espetáculo. Afinal, eles tinham conseguido seu objetivo. Eles estavam lá era pra incomodar mesmo!

A segunda, diz que a origem da expressão teria surgido na França de Molière, o berço do teatro moderno, a sociedade tinha o costume de frequentar o teatro indo por meio de carruagens, “geralmente” tracionada por cavalos. Os bichinhos, naturalmente, expeliam seus dejetos (cagavam mesmo!) e seus donos lesados distraídos pisavam nos cocozinhos. O resultado era um “teatrê cagadê”. Mas os atores utilizavam isso como estatística, quanto mais merda mais gente tinha ido ao espetáculo. O fato é que se o faxineiro não tivesse limpado o teatro antes do espetáculo começar os atores teriam, literalmente, uma estatística de merda. Com o passar do tempo, a cada início de temporada o mais esperado entre os artistas envolvidos era exatamente “muita merda” espalhada por todo o redor do teatro, e assim foi se criando o hábito de desejar: MERDA!

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A última é uma lenda francesa. Reza a lenda que um ator iria apresentar a peça mais importante de toda sua vida naquele dia, muitos críticos estariam lá para avaliá-lo. O suposto ator sortudo, indo para o teatro, deparou-se com vários obstáculos, passando por um incêndio que o deixou perdido e o sortudo francês acabou pisando em um cocô, mas conseguiu enfim chegar ao teatro. Ao subir no palco, a divina criatura, candidata a ganhador da Mega- Sena dos dias atuais, fez simplesmente a melhor peça de sua abençoada vida. Desde então, por causa do maior azarão, ao mesmo tempo sortudo, de toda a humanidade, continuamos reproduzindo afetuosamente a expressão “Merda pra você!”, antes de subir ao palco para agradar os espectadores.

Você pode não acreditar, mas as expressões “merda” e bebida alcoólica dão liga. E tudo começou quando Portugal passava por um período conturbado, marcado pela luta entre os políticos de esquerda e de direita que duelavam pelo poder. Neste contexto, foi criado o Licor de Merda para “homenagear” algumas autoridades que então governavam Portugal. Tudo leva a crer, obviamente que, os caras eram uns merdas! O licor produzido de forma artesanal há mais de 30 anos, teve a fórmula original criada no século XX, por um frade maluquinho conhecido por Basku Gonsalbes, entretanto, a bebida jamais foi colocada à disposição dos consumidores. Porém, em setembro de 2004, a empresa Sérgiu’s Comércio e Distribuição de Bebidas Ltda., lançou no mercado o hoje famoso: “Licor de Merda”.

Sendo assim, a expressão não é uma ofensa, e é sempre usada atrás das cortinas. Lembrando que nunca se deve agradecer quando alguém lhe desejar ‘merda’. Fique calado ou responda com as mesmas palavras.

Merda a todos!

Você também pode gostar