Notícias de Criciúma e Região

Segundo Centro de Conhecimento em Cibersegurança de SC será em Criciúma

Cronograma previsto para a implementação do projeto é de 12 meses

A Satc deu início a um projeto para construir um Centro de Conhecimento em Cibersegurança. O investimento de quase R$ 600 mil visa capacitar profissionais e promover um ambiente digital mais seguro e confiável, ajudando a prevenir e mitigar ataques cibernéticos. O cronograma previsto para a implementação do projeto é de 12 meses e a ideia é oferecer treinamentos especializados, recursos e suporte na área de segurança da informação. Em Santa Catarina, há apenas um centro técnico em cibersegurança, que fica em Florianópolis.  

Na era dos avanços tecnológicos, segurança da informação é um assunto que se torna cada vez mais relevante. Conforme o professor e responsável pelo projeto, Vagner Rodrigues, à medida em que cresce o número de pessoas conectadas, cresce também a necessidade de profissionais capacitados para garantir a proteção de dados diante das ameaças virtuais. Pensando nisso, surgiu a ideia de criar um centro que seja referência no assunto.  

“As ameaças cibernéticas podem assumir diversas formas e podem ter como objetivo causar danos à infraestrutura das empresas, roubar informações confidenciais ou interromper o funcionamento dos sistemas críticos. Por isso, a cibersegurança surge como uma área essencial para garantir a segurança dos sistemas e redes de informação de empresas privadas e públicas, especialmente aquelas que operam sistemas críticos”, destaca.   

Cursos e workshops 

O projeto será executado por meio de uma emenda parlamentar do senador Espiridião Amin. Serão oferecidos cursos, workshops em diferentes áreas de cibersegurança, como proteção de dados, segurança em redes, prevenção de ataques virtuais e análise forense digital. Além disso, o centro contará com uma biblioteca especializada e um laboratório equipado para simulações e práticas. 

“A proposta tem o potencial de beneficiar não só o Estado, mas também todo o Brasil, uma vez que a temática de segurança da informação é um anseio de todos os setores da economia que irreversivelmente precisam digitalizar e trafegar seus dados e informações pelas redes”, ressalta o professor. Em Santa Catarina, há apenas um centro técnico em cibersegurança, que fica em Florianópolis.  

A Satc já conta com um núcleo de Tecnologia da Informação, que se destaca pela ampla infraestrutura de laboratórios de apoio e equipe técnica qualificada para desenvolvimentos científicos e tecnológicos de qualidade. Para integrarem o projeto, os profissionais passarão por um treinamento em cursos de aperfeiçoamento na Universidade de Bem Gurion, em Israel. 

Você também pode gostar