Salvaro fala sobre as novas unidades de saúde que serão construídas na cidade

Durante o balanço das atividades e a visita técnica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Antônio Carlos Althoff, na tarde desta segunda-feira, 01, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, falou sobre as unidades de saúde que serão construídas na cidade. Uma delas será instalada na área central, na Rua João Pessoa, no prédio do antigo INSS. “O secretário Acélio Casagrande tem acompanhado os projetos e irá definir os prazos de inauguração”, disse o prefeito.

Foto: Arquivo

Ainda segundo ele, a Unidade de Saúde Central que funciona próximo ao Hospital  São José irá funcionar naquele espaço. “Num ambiente muito mais humanizado e com horário estendido. Irá marcar um novo tempo na área de saúde”, aposta Salvaro.

Policlínica 24 Horas Rio Maina

No local da Policlínica do Rio Maina existe o projeto para a construção de uma UPA 24 horas, que irá atender mais de 60 mil pessoas. “O projeto está em fase final com a expectativa de que o edital seja lançado no mês de agosto. Trata-se de uma obra que irá levar um certo tempo para sua conclusão, mas que irá mudar para melhor a vida de todos”, finaliza.

Balanço positivo

Desde a sua inauguração em 29 de junho do ano passado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Antônio Carlos Althoff, na grande Próspera já atendeu mais 107 mil pacientes. “A média de pacientes por dia são de 295, podendo chegar a 445 atendimentos. Por mês, a média, são de 8.840 mil pacientes. Já em março desse ano, tivemos um recorde de 10.059 atendimentos”, ressalta o diretor da UPA de Criciúma, Fabiano Ribeiro Teixeira.

Para o prefeito, mais do que o número de pessoas atendidas é a satisfação, a avaliação positiva das pessoas. “É algo que nos surpreende por que mais de 90% da população avalia o atendimento como ótimo e bom. A UPA é muito resolutiva”, fala com convicção.

O espaço mede 1.558 m² e contempla os atendimentos de urgência e emergência, como pequenos traumas, dores súbitas, mal súbito e entre outros. A UPA tem sala para raio-x, eletrocardiograma, além de fornecer medicação e o encaminhamento dos casos graves e de risco de morte ao Hospital São José.  Ela funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativo. A unidade conta com 58 funcionários e mais de 30 médicos que atuam em forma de escala.

#24 hoars, #24 horas, #policlínica central, #rio maina, #Upa, atendimento, home_destaque, Próspera, saúde