Notícias de Criciúma e Região

Saiba o que diz a Epagri/Ciram sobre a condição de chuva volumosa e persistente em SC

Totais de chuva superam os 400mm em apenas três dias

Em apenas três dias, os totais de chuva entre a manhã do sábado, 26 e manhã desta terça-feira, 29, chegam a 480,20mm em Schroeder, município localizado a cerca de 25km de Joinville, onde o volume de precipitação no mesmo período está em 385,20mm. A informação é a da meteorologista/ Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.

Ainda segundo ela, ambos os municípios apresentam os maiores volumes do atual evento de chuva extrema que atinge o leste catarinense, assim como Bom Jardim da Serra, onde a estação localizada no Morro da Igreja registrou 386mm.

Os totais de chuva nesses três dias superam os 100mm no leste de SC e, especialmente entre a Grande Florianópolis (Santo Amaro da Imperatriz, Antônio Carlos e Águas Mornas) e a região de Joinville, ficam acima de 200mm.

Essa condição de chuva volumosa e persistente por longo período, restrita ao leste de SC, é comum na primavera e verão de anos de La Niña e está associada à circulação marítima (lestada), que favorece elevados índices de umidade sendo transportados do mar para o litoral. Nos próximos dias, a chuva permanece no Litoral e Vale do Itajaí.

 

Você também pode gostar