Das várias novidades que surgem no mercado do Design, as redes sociais foram as grandes responsáveis por facilitar essa expansão. Além de permitir o acesso a um universo que era um pouco restrito, a criatividade compartilhada permitiu que todos pudessem pensar o espaço da casa com personalidade e, principalmente, com baixo custo. Para isso, listei aqui cinco itens que foram adaptados para o uso nos interiores! Vamos conferir com fotos e imagens de inspirações da internet?
1 – Caixote de Feira
Esse é o mais versátil de todos! Seja de plástico ou de madeira, os caixotes de feira aparecem no decor de diversas maneiras. Como mesa lateral, como “gavetas” de um móvel, como estante, banqueta e tudo que a criatividade permitir. Além da versatilidade de uso, a facilidade de deslocamento e de mudança também é um fator decisivo na hora de escolher os caixotes. É possível encontrar caixotes novos para venda na internet, mas há quem queira especificamente os caixotes já usados e que carregam uma história junto com eles.
2 – Carretel de madeira
Essa peça é feita para embalar e transportar cordas, fios e cabos de rede elétrica. Normalmente os carretéis são fabricados com madeira maciça sustentável e costumam durar uns dois anos para carregar materiais visto que o peso dos fios e cabos é alto. Depois de isso, os carretéis são descartados e rapidamente os criativos de plantão perceberam o potencial que a peça tem. Como zero intervenções já é possível utilizar a peça como uma mesa lateral ou de centro. Como algumas ferramentas, associado a outros materiais e um pouco de paciência é possível transformar a peça em banquetas, puffs, floreiras, estantes e até mesmo um espaço para os pets.
3 – Pés de máquina de costura
A grande maioria das famílias aqui da região teve (ou ainda tem) alguém da família que usou aquela famosa máquina de costura com gabinete e pés de ferro torneados, uma verdadeira mobília de alto padrão. Com o avanço das tecnologias na área, as máquinas de costura foram aprimoradas e a aquela máquina manual ficou no passado. Porém, além de ser uma memória afetiva, os pés torneados de ferro geralmente são preservados e utilizados com tampos de madeira, vidro e granito para se tornarem mesas e aparadores.
4 – Pallets
Os pallets são os queridinhos do “faça você mesmo” na decoração. Seja inteiro ou desmontado, o uso dos pallets reduz bastante o custo do mobiliário por serem produzidos com pinus, um tipo de madeira mais barata que as demais. É um dos mais versáteis no quesito aplicação, podendo servir de base para sofás, camas, mesas, bancadas e painéis.
5 – Portas e Janelas
É isso mesmo, portas e janelas podem ser utilizadas para finalidades diferentes! É possível utilizar as folhas de portas ou de janelas de madeira maciça para a confecção de painéis, espelhos, porta-retratos, mural de recados, cabideiros, entre outras possibilidades. A maioria das vezes são esquadrias de madeira antigas que sobram da demolição de casas para aproveitamento da madeira de lei na confecção de móveis.