Notícias de Criciúma e Região

A reinvenção do comércio de Criciúma em plena pandemia

Setor precisou de adaptar para ter bons resultados nos últimos dois anos

Sair da zona de conforto se faz necessário e isso ficou claro quando a pandemia chegou em Santa Catarina, mais precisamente em Criciúma e Região Sul em março de 2020. Passados dois anos, o comércio mais do que se reinventou, o setor está fortalecido e a prova disso é que em meio ao luto e a luta, a avaliação é positiva.

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No início da pandemia, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma buscou formas de proporcionar aos comerciantes a oportunidade de colocar os produtos à venda online. “ACDL olhou para dentro de si e ela mesmo teve que se reinventar e digitalizar mais os processos. Nos esforçamos para que os lojistas entrassem no mundo digital”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Tiago Marangoni.

Ainda de acordo com o presidente, a mudança do físico para o digital tem um preço que vai muito além da transformação de um site em e-commerce. “Os comércios tiveram que fazer empréstimos que estão pagando até hoje. Tiveram que começar a pensar como expandir, melhorar o faturamento, sem demitir. Todo mundo se reinventou, começou a entregar serviços além do produto. Por isso, hoje mais do que nunca Criciúma vende para o Brasil todo.”

Desde o início da pandemia, o comércio de Criciúma passou por mudanças no funcionamento, como lockdown e horário de atendimento diferenciado, além do cumprimento de decretos.

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