Notícias de Criciúma e Região

Raça Ultrablack, criada nos Estados Unidos em 1993, estará na AgroPonte em Criciúma

Cinco bovinos da raça estarão na 12ª edição da feira

Um gado de pelagem preta e sem chifres será a novidade dos bovinos na 12ª edição da AgroPonte, que acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Serão cinco Ultrablack trazidos à feira pela Cabanha Santa Augusta, de Pescaria Brava. 

Segundo a Associação Brasileira de Angus (ABA), responsável pelo registro da raça no Brasil, o Ultrablack surgiu em 1993, na fazenda Cow Creek Ranch, no Novo México (EUA). Em 1996, os primeiros animais foram comercializados no mercado americano. Ainda considerados novidade no mercado nacional, os bovinos Ultrablack tiveram o primeiro registro autorizado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em 2017. 

A Ultrablack é uma raça sintética, obtida por meio de cruzamentos, originária da Austrália. Sua composição está baseada em 80% de sangue Angus e 20% zebuíno. “A Cabanha Santa Augusta se dedica a produzir animais Puros de Origem (PO) das raças brangus e Ultrablack e, por isso, levaremos a novidade para a AgroPonte”, detalha o proprietário dos animais, Edir Possamai, que atua com genética de bovinos há 17 anos. 

Além dos cinco gados Ultrablack, Possamai também levará sete Brangus para a feira. Conforme a associação, o uso da genética Ultrablack é visto como uma excelente alternativa para o aproveitamento das vacas F1 Angus no cruzamento industrial. Na prática, a Ultrablack constitui uma alternativa para manutenção do grau de sangue angus, que tem se configurado como ideal para o Brasil, conciliando qualidade de carne, rusticidade e heterose.

“É um gado diferenciado e que, com certeza, as pessoas vão querer conhecer durante a AgroPonte. Esse sempre foi nosso propósito, ou seja, aproximar o campo da cidade. É uma raça bem diferente e que chamará atenção dos visitantes”, comenta o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes.

Outras raças também poderão ser vistas na AgroPonte como Angus, Brahman, Wagyu,  Nelore, Devon, Limousin, Simental, Tabapuã, Guzerá, Charolês, Hereford, Senepol, Brangus, Jersey, Holandês, Gir, Bovino Sindi, entre outros. “Teremos diversas raças de bovinos e também estarão na AgroPonte ovelhas, equinos, abelhas sem ferrão, por exemplo”, ressalta Backes. 

Com 280 expositores, o evento une os setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. 

Horários de visitação da AgroPonte

Quarta-feira (16/08): 16 às 22 horas

Quinta-feira (17/08): 14 às 22 horas

Sexta-feira (18/08): 14 às 22 horas

Sábado (29/08): 10 às 22 horas

Domingo (20/08): 10 às 18 horas

Você também pode gostar