Como conseguimos ver diariamente, há pouco mais de um ano, agora: a pandemia força e impõe mudanças e adaptações à toda sociedade. Inúmeras áreas estão sendo obrigadas a se reinventar nesse período, buscando novas metodologias, aplicações e modelos de mercado.
Sabemos o quão dura a pandemia vem sido com profissionais de áreas como educação, saúde, segurança e comércio. No entanto, uma área se aflora muito durante esse período: o marketing e as propagandas digitais. Cada vez mais, de forma natural, as tecnologias e meios de comunicação digitais vêm sendo empregados nas mais diversas áreas. Durante o cenário atual de pandemia, então, é basicamente uma obrigação investir em marketing digital para seu negócio.
Como constatado, o marketing digital é uma área de investimento essencial nos dias de hoje para o sucesso de qualquer negócio. Logo, a busca por conhecimento, projetos acadêmicos, trabalhos de TCC em marketing e outras linhas de pesquisa nesse setor vem crescendo cada vez mais nesse período.
No artigo hoje, veremos alguns pontos sobre o marketing digital e do papel que essa área vem exercendo nos últimos e nos próximos anos.
Contexto de isolamento
O isolamento atual devido a pandemia do novo coronavírus e suas variantes vêm forçando a população a ter um engajamento maior quanto a aparelhos digitais e uso da Internet. A necessidade de engajamento em tecnologias digitais, por sua vez, traz inúmeros desafios para diferentes parcelas da população. Desde a falta de acesso a Internet enfrentada por comunidades mais carentes (o que compromete a educação em tempos de pandemia e a comunicação neste período) até a falta de compreensão dessas tecnologias por parte da população de idade mais avançada no país.
Todo esse contexto, como dito acima, faz com que a população necessite de um entendimento e engajamento maior para com seus aparelhos digitais, visando não ficar para trás no âmbito de negócios, oportunidades de emprego e busca de serviços. Logo, o domínio dessas tecnologias se mostra cada vez mais necessário nos dias atuais.
Atualmente, existem inúmeros prós relacionados ao emprego do marketing e de propagandas digitais, além de diversas pesquisas e estudos que indicam que o uso das ferramentas de marketing e propagandas digitais pode aumentar significativamente a visibilidade de sua marca e seu produto, além de interferir de forma positiva e direta nos lucros deste produto ou marca. A seguir, iremos ver alguns fatores que são notáveis com a aplicação de estratégias bem pensadas no marketing digital.
Exposição e visibilidade
Sem dúvidas que na Internet existe um mundo de possibilidades e um mar de pessoas que podem ser possíveis clientes, compradores ou consumidores do seu serviço ou produto. No entanto, a pergunta é: como ganhar visibilidade nesse mar de usuários? Como seguir tendências e atrair olhares?
Uma grande ferramenta utilizada no dia-a-dia pela maior parte dos usuários da Internet é o Google. O Google é a ferramenta de busca mais popular de toda Internet, atualmente, e portanto, ter seu site na lista de primeiros resultados de uma pesquisa sobre determinado tema, pode com toda certeza atrair possíveis clientes e garantir mais notoriedade.
Atualmente, o marketing digital possui uma estratégia denominada otimização de site. Esta ferramenta permitirá que seu site seja identificado e acessado de forma mais efetiva quando buscado em plataformas de busca. Em termos mais simples, são um conjunto de ferramentas e técnicas que permite maior visibilidade quando o assunto é plataformas de busca. É um tópico essencial a se saber quando se busca por divulgação.
Outra maneira de conseguir bastante visibilidade no seu negócio nos dias de hoje é através das redes sociais, como por exemplo o Facebook e o Instagram. Ambas redes permitem a criação de um perfil comercial, onde se pode publicar vídeos, fotos e informações relativas a seu produto de forma mais pessoal e informal.
Facilitação de comunicação com clientes e vendas
Outro ponto que podemos ressaltar no presente artigo, que reforça a importância e até a necessidade de uma boa estratégia de marketing digital é a facilidade que o mundo digital traz consigo. Não há necessidade de se ter uma estrutura física para divulgar seu produto ou serviço, portanto reduzem-se os gastos de forma significativa, o que pode ser de extrema importância ainda mais para pequenos comerciantes e pequenas empresas.
Também, a comunicação ocorre de forma mais simples, pois as redes comentadas acima possuem sistemas de envio de mensagens diretas, logo os clientes podem contatar diretamente os proprietários (ou responsáveis pela rede social da empresa) e realizarem pedidos, críticas, comentários e sugestões de forma privada.
Depois de todos esses fatores, vale a pena pelo menos dar uma procurada em relação a estratégias em marketing digital. Pode não ajudar tanto, mas com certeza vai ajudar de alguma forma.