Notícias de Criciúma e Região

Projeto de pavimentação dos acessos às penitenciárias de Criciúma será revisado

Aproximadamente 300 pessoas participaram da Audiência Pública realizada na noite dessa quinta-feira, dia 28, no bairro São Domingos

Aproximadamente 300 pessoas participaram da Audiência Pública realizada na noite dessa quinta-feira, dia 28, no bairro São Domingos, em Criciúma. A pauta foi o asfaltamento da Avenida Pedro Liberato Pavei e da Rodovia José Martinho Teixeira, nos bairros São Domingos, Morro Albino e Vila Maria. As vias dão acesso às penitenciárias e ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Sul e foram prometidas à comunidade como parte das medidas compensatórias pela construção do Case Sul, que foi inaugurado em 2018. 

Desde então, as obras ficaram somente na promessa e a população está cobrando resposta das autoridades. Durante a Audiência realizada na noite dessa quinta, no Centro Comunitário do bairro São Domingos, os moradores que compareceram se manifestaram com críticas ao governo. 

Foi uma das maiores audiências públicas que já tivemos neste mandato. Ouvimos a população que, em vários momentos, se manifestou com críticas ao governo. Que medida compensatória foi essa que a obra ficou pronta e a pavimentação não foi feita? Compensatória para polícia, para os moradores, segundo eles, só desvalorizou os terrenos”, enfatiza o vereador proponente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostim.

Na audiência, ficaram definidos os quatro próximos passos a serem tomados pelas autoridades para tentar resolver este impasse. De acordo com o vereador, a primeira medida será a reavaliação do projeto já existente da pavimentação. Após, será criada uma comissão da bancada do Sul, com a comunidade. Em seguida, será agendada uma audiência com o governador do estado, Jorginho Melo e, daqui 30 dias, será marcado outro encontro para dar retorno para a comunidade.

“O secretário Tita disse que em cerca de 15 dias deve fazer a revisão do projeto e, após isso, vamos até o governador conversar com ele. Não podemos mais empurrar com a barriga. Temos uma licitação de R$ 16 milhões praticamente pronta, precisamos da liberação da verba do governo para iniciar as obras”, explica Dagostim.

Além da comunidade, também participaram do encontro o deputado estadual José Milton Scheffer, representando a bancada do Estado, o delegado da 6ª Delegacia Regional de Polícia (6ª DRP), André Milanese, o secretário de Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Beloli, e o coordenador da Regional Sul de Infraestrutura, Ademir Honorato, e demais autoridades da região.

Leia mais:

Com quase cinco anos de atraso, pavimentação dos acessos às penitenciárias de Criciúma será novamente discutida

Você também pode gostar