Notícias de Criciúma e Região

Projeto de Lei pede inclusão de pessoas com deficiência na publicidade estadual

O PL exige que, em pelo menos uma peça publicitária da Administração Pública Estadual, Poderes e Órgãos, pessoas com deficiência sejam destaque

Deve tramitar pelos próximos dias na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, um Projeto de Lei que exige que, em pelo menos uma peça publicitária da Administração Pública Estadual, Poderes e Órgãos, pessoas com deficiência sejam destaque. A ideia, conforme o autor da proposta, o deputado estadual Zé Milton, é destacar as habilidades, e desvincular a imagem da deficiência como delimitador, e abrir portas para oportunidades de emprego, contribuindo para a inclusão no mercado de trabalho e quebrando estereótipos.  “Acreditamos que a inclusão vai além das questões de acessibilidade. É fundamental que as pessoas com deficiência tenham visibilidade e a chance de protagonizar campanhas que não estejam centradas em suas deficiências. Isso envia uma mensagem importante sobre a participação de todos em nossa sociedade”.

O projeto propõe também que, em pelo menos uma peça publicitária audiovisual, do governo estadual, pessoas com deficiência sejam a apresentadora, demonstrando suas habilidades e talentos em diversas situações cotidianas. Para o parlamentar, a medida tem o potencial de quebrar estereótipos e preconceitos, ao mostrar as pessoas com deficiência em contextos variados, contribuindo para a normalização da inclusão na sociedade. Além disso, Zé Milton acredita que essa iniciativa pode influenciar empresas e setores privados a adotarem práticas similares em prol da inclusão. A proposta, protocolada nessa semana, segue agora para tramitar nas Comissões: de Constituição e Justiça; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Você também pode gostar