Notícias de Criciúma e Região

Projeto de Extensão “Facilita Cidadão” visa atender microempreendedor individual

Acadêmicos de Ciências Contábeis da Unesc levam orientações à população nos dias 27 a 29

Os estudantes da 2ª e 3ª fase do curso de Ciências Contábeis participam de mais uma grande ação que levará uma série de informações sobre Microempreendedor Individual; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e INSS às comunidades interna e externa da Universidade por meio do projeto de Extensão “Facilita Cidadão”, que ocorre de 27 a 29 de novembro, no período noturno. 

“O projeto é fruto de disciplinas curricularizadas e os acadêmicos estarão distribuídos em cinco pontos de atendimento espalhados pelo campus: hall do Bloco administrativo, corredor do Bloco XXI, Bloco T, Bloco R e Bloco S”, salienta a coordenadora do curso, Andréia Cittadin. 

Coordenador da iniciativa, o professor Luan Philippi Machado, reforça que a ação visa levar até a comunidade as principais informações que um Microempreendedor individual precisa conhecer para ser um empreendedor de forma regular. “Além de tirar dúvidas sobre os principais tributos que o Mei precisa pagar”, acrescenta.

As ações

A iniciativa será composta por três ações. Na segunda-feira, 27, será promovido o Facilita.Mei, que leva até a comunidade as principais informações que um Microempreendedor Individual (Mei) precisa conhecer para ser um empreendedor de forma regular. Além de tirar dúvidas sobre os principais tributos pagos, os estudantes apresentarão os direitos que o empreendedor têm ao regularizar seu empreendimento. Na ocasião serão destacados, também, as principais funcionalidades do aplicativo “Mei” como, formas de inscrição, comprovante CCMEI, guia de recolhimento e demais funcionalidades.

“As duas outras ações ocorrem na terça-feira, 28 e na quarta-feira, 29. O Facilita.FGTS, que destaca os principais meios de utilização do FGTS para que o cidadão tenha a capacidade de identificar como utilizar o benefício, seja durante o contrato de trabalho ou após o período de rescisão. Além disso, orienta as pessoas sobre funcionalidades do aplicativo do “FGTS”, como, consulta de saldo, tipos de saques disponíveis, simulação de financiamento habitacional e demais atividades que o aplicativo disponibiliza”, conta Andréia.

Já o Facilita.Previdência, que ocorre nas noites de terça e quarta-feira, terá foco nas principais dúvidas relacionadas aos tipos de aposentadorias e de concessão que podem ser requeridas e quais os pré-requisitos para o benefício. “Completando a ação,assim como as outras duas ações, os acadêmicos auxiliarão no registro e manuseio do aplicativo “MeuINSS”, como solicitar o benefício, simulação dos tipos de aposentadoria, contagem do tempo de contribuição e demais funcionalidades do aplicativo”, detalha a coordenadora.

 

Você também pode gostar