Notícias de Criciúma e Região

Professor de Criciúma lança livro “Provocações Criativas”

Lançamento aconteceu na biblioteca da UniSatc

Após um ano de premiações e reconhecimento por sua mente criativa, o professor doutor em Design, Diego Piovesan Medeiros, do Centro Universitário UniSatc lançou seu primeiro livro “Provocações Criativas”. A segunda noite de lançamento e autógrafos ocorreu na biblioteca da instituição, na noite dessa terça-feira, dia 01, e contou com a presença de acadêmicos e colaboradores. No evento, o autor compartilhou suas vivências e conhecimentos construídos ao longo da profissão, e apresentou alguns dos questionamentos levantados na obra.

Para a divulgação do livro o professor promoveu um financiamento coletivo por meio da plataforma Catarse e assim lançar de forma independente sua obra. “Quando o livro foi produzido e pronto para entrega já tinha sido vendido uma boa quantidade. Nós distribuímos pelo Brasil inteiro e tivemos 220 apoios no Catarse. Então, de 500 livros que foram produzidos, 220 já estavam vendidos e sendo entregues para todo o Brasil”, completa Piovesan.

Para o reitor da UniSatc, Carlos Ferreira, é um orgulho para todo o centro universitário receber o lançamento do livro. “Estamos muito felizes com esse momento. Diego é nosso ex-aluno, tem uma relação de uma vida inteira com a instituição, foi coordenador de curso, é professor e pesquisador aqui. Estamos muito orgulhosos em receber ele para fazer esse lançamento na nossa biblioteca, que é a catedral do conhecimento. Esse livro que, além de tudo, é lindo e está recheado de coisas maravilhosas”, enfatiza.

Segundo o autor, os feedbacks têm chegado de forma positiva, em relação ao formato, layout, diagramação e conteúdo do livro. “É legal ver que é a minha entrega de uma construção do presente e passado de 20 anos de profissão. Mas o interessante é que a partir de agora não é mais o meu livro e sim do leitor, que transforma a partir da leitura que ele teve”, comenta.  

Professor Diego Piovesan – Foto: Divulgação

“Questionamentos, inquietações e caminhos para uma vida pró-criativa”
Segundo o autor, a ideia do livro é trazer perguntas que façam o leitor se questionar e pensar, partindo do pressuposto de ser uma grande provocação contendo mais de 500 perguntas. “Em um mundo no qual temos respostas prontas, as pessoas querem tudo muito fácil. Então eu coloco mais questionamentos e faço as pessoas pensarem ao longo dos 16 capítulos organizados dentro da estrutura do livro”, explica Piovesan.  

Diego Piovesan Medeiros lecionou por muitos anos a disciplina de Criatividade e Inovação na UniSatc e segundo ele, os conteúdos, ferramentas e até o processo de consultoria, contribuíram para que fossem construídos materiais para gerar autonomia criativa entre as pessoas da comunidade.  

Ainda conforme o professor, os métodos mencionados no livro, servem como apoio para suas aulas. “Eu já venho fazendo alguns workshops e práticas que eu coloco no livro, já são métodos que eu abordo até em sala de aula. Então, enquanto eu estava escrevendo também estava construindo coisas diferentes, as quais já estão sendo inseridas dentro do meu cotidiano como consultor e professor. É uma via de mão dupla”, afirma.   

Foto: Divulgação

Primeiro livro
Piovesan já tinha há muito tempo o desejo de escrever um livro. Sua paixão pela literatura começou ainda novo, servindo como uma forma de terapia. “Depois que eu criei algumas ferramentas pela minha empresa eu falei que um dos produtos que eu precisaria gerar pela Metoludi era uma obra literária. Apesar de algumas ferramentas se tornarem comuns em vários processos de trabalho, mas um livro sempre vai ser necessário. Eu sempre acreditei muito na literatura como ferramenta de transformação”, ressalta o professor.  

Piovesan tem desejo de lançar seu segundo livro, mas no momento ele conta que pretende aproveitar o máximo seu primeiro lançamento. “Para mim a parte mais difícil da escrita foi parar. Porque eu ainda tinha coisas para colocar, mas eu precisava deixar ele pronto. Então pensei que essas coisas que faltaram possam ser futuramente uma versão aumentada, ou uma versão dois, específica para alguma área”, finaliza.

Você também pode gostar