Notícias de Criciúma e Região

Procedimento inovador é realizado no serviço de hemodinâmica do HSJosé

Inteligência artificial foi utilizada para auxiliar na realização de uma angioplastia de tronco de coronária

O uso da tecnologia é um grande aliado para garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes. No Hospital São José de Criciúma, aliar tecnologia à humanização faz a diferença no atendimento realizado.

Um dos casos recentes desta junção de fatores foi realizado no serviço de hemodinâmica da instituição. “Realizamos pela primeira vez na cidade de Criciúma, uma angioplastia coronariana de tronco de coronária esquerda guiada por OCT. Este é um termo, em inglês, para tomografia de coerência óptica. Por meio de um catéter levado para dentro da coronária do paciente e com o auxílio da inteligência artificial, conseguimos ter uma visão 3D do vaso coronariano, saber com precisão milimétrica o tamanho das estenoses, o tipo de lesão e também qual o tamanho perfeito do Stent (a molinha) a ser utilizado em cada caso”, explica o médico cardiologista do HSJosé, Renan Custódio Borges.

De acordo com o cardiologista do HSJosé, Pericles Pretto, este recurso comprovadamente reduz a mortalidade dos pacientes assim como a chance de re-infarto.

“Com auxílio dessas técnicas inovadoras, cada vez menos se torna necessário a cirurgia de revascularização cirúrgica (de peito aberto) com pronta recuperação e alta no seguinte dia após o procedimento”, reforça o médico.

Saiba mais

O serviço de hemodinâmica, oferecido pelo Hospital São José de Criciúma, é multifuncional e serve tanto no diagnóstico quanto no tratamento endovascular das artérias. Entre suas funções está a verificação da circulação das artérias coronarianas, identificação da possibilidade de um infarto agudo do miocárdio ou de uma possível obstrução.

Por meio do equipamento é possível também identificar as pressões dentro das cavidades — auxiliando no diagnóstico de estenose aórtica — e tratar aneurismas e AVCs.

 

Você também pode gostar