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Plataforma digital agiliza a aprovação de projetos e acelera as construções em Criciúma

Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana conta com 21 tipos de serviços digitais

Agora os moradores e profissionais da construção civil de Criciúma não precisam mais ir até a Prefeitura para solicitar algumas funções. A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana conta com 21 tipos de serviços digitais, facilitando as solicitações de atividades e a impressão de cópias e documentos.

Desde o lançamento da plataforma Aprova Digital há dois anos, mais de quatro mil processos já tramitaram de forma rápida e segura, agilizando o trabalho dos profissionais que utilizam os serviços da secretaria. O engenheiro civil Claudinei de Souza Ronzani utiliza a plataforma com frequência. Para ele, a tramitação digital facilitou e agilizou o andamento das construções que ele é responsável na cidade.

“Com o processo digital, o meu trabalho ficou mais dinâmico e prático. Antes da plataforma, grande parte do meu tempo era tomado para resolver questões burocráticas e hoje consigo fazer tudo pelo computador, sem precisar ir à prefeitura”, exemplifica.

A prefeitura digital permite que ele acompanhe o andamento dos processos, em que departamento está, se existe alguma pendência e se precisa fazer algum ajuste. Claudinei não precisa procurar o servidor por telefone, e-mail ou presencialmente para confirmar qual é a situação do seu pedido.

“Pela praticidade de conseguir resolver tudo online, sem sair do escritório e de forma muito rápida, hoje eu posso assumir um volume de trabalho maior do que antes”, explica o engenheiro.

A tecnologia substitui as etapas manuais e físicas do requerimento feito pelo cidadão e do trabalho de análise realizado pelo servidor. “As atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema vão para o piloto automático”, detalha o idealizador da plataforma, Marco Zanatta.

Ele conta que a tecnologia moderniza e agiliza a aprovação de projetos na área da construção civil e de outros segmentos com a prefeitura, gerando mais eficiência, economia e novos investimentos para o município.

Cidadãos motivados a investir no município

O diretor de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, diz que a plataforma é uma parte vital para os bons resultados obtidos pelo Município, porque garante a facilidade e a celeridade necessárias para que o cidadão se sinta motivado a utilizar os serviços públicos e investir no desenvolvimento local..

“O sistema possibilita aumentar a arrecadação de forma eficiente, sem onerar o cidadão com mais impostos. O uso da tecnologia nos permitiu agilizar e desburocratizar os processos da construção civil, atraindo investimentos e movimentando a economia sem deixar de lado a justiça fiscal”, reforça.

Na prefeitura já é possível aprovar projetos arquitetônicos em 4 dias e emitir uma licença para construção em 24 horas. Um dos serviços disponíveis em Criciúma, o alvará autodeclaratório – também utilizado na capital Florianópolis – é considerado o mais completo processo de licenciamento declaratório do país.

Com o sistema autodeclaratório, os interessados que cumprem todas as etapas do processo e fornecem corretamente os dados sobre o lote, propriedade e informações técnicas do projeto, conseguem emitir o alvará de forma imediata.

Como utilizar o atendimento digital em Criciúma

Entre os serviços públicos digitais da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, estão disponíveis:

  1. Alvará de Licença de Construção Autodeclaratório
  2. Análise e Aprovação de Projeto Arquitetônico
  3. Análise e Aprovação de Projeto Hidrossanitário
  4. Licença de Construção
  5. Vistoria Hidrossanitário
  6. Habite-se
  7. Licença de Demolição
  8. Vistoria de Demolição
  9. Regularização de Construção Existente
  10. Alteração de Dívidas
  11. Análise e Aprovação de Desapropriação
  12. Análise e aprovação de Desdobro
  13. Análise e aprovação de Desmembramento
  14. Análise e aprovação de Retificação
  15. Análise e aprovação de Retificação e Desapropriação
  16. Análise e aprovação de Unificação
  17. Análise e pré aprovação de processo de viabilidade para loteamento/Condomínio Horizontal
  18. Aprovação Final de Condomínio Horizontal de Lotes
  19. Aprovação Final de Loteamento
  20. Autorização de Ligação de Água/ Energia
  21. Terraplanagem

As solicitações devem ser feitas acessando o site. O primeiro passo é criar um cadastro gratuito na plataforma.

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