Notícias de Criciúma e Região

Pescadores pedem desassoreamento de boca de lagoa em Laguna

Falta de escoamento da água prejudicou a pesca no local

No início de dezembro, as chuvas atingiram fortemente o estado de Santa Catarina, incluindo a região Sul. Laguna foi uma das cidades mais prejudicadas. Uma das consequências foi a enchente na Lagoa Santa Marta, entre a Barra do Camacho e a Barra de Laguna. A cheia do Rio Tubarão levou água doce à lagoa, que ficou sem vazante devido ao assoreamento natural das bocas do local, o que prejudicou a pesca.

“Com as bocas do rio assoreadas, quando dá enchente, enche normalmente, mas quando é para vazar não vaza. Isso já faz mais de mês e a nossa lagoa nunca ficou nessa situação, porque a boca do rio não dá 40cm de profundidade. Em dia de maré baixa, as embarcações não passam na boca do rio. O que nós precisávamos para amenizar um pouco a situação seria o desassoreamento dos locais”, explicou o pescador Marcelo Laureano.

De acordo com ele, em épocas passadas, essa profundidade chegava a atingir 1,5m. O maior motivo de tristeza dos pescadores agora é que essa água doce vinda da enchente matou boa parte da vida aquática no local. “A lagoa estava cheia de camarão. Com a vinda dessa água, o camarão que não vai embora acaba morrendo, porque ela está doce praticamente. A lagoa estava lotada de camarão e de peixe. Essa última enchente foi pior que a primeira, veio muita água barrenta. Acabou com tudo. É triste”, lamentou Laureano.

O pedido pelo desassoreamento, visando chamar a atenção de autoridades, foi feito em uma rede social:

 

Olá – lagunenses, lagunistas e amantes de nossa cidade!

🚨Venho através dessa msg pedir ajuda!

✅ Lagoa (Santa Marta Pequena)

Depois das últimas duas enchentes não conseguimos mais pescar, devido a água doce que entrou na lagoa e matou toda nossa produção de camarão e peixe. Esse fato comprometeu toda renda familiar dos pescadores que vivem nos arredores da lagoa. Está água doce não sai devido ao assoreamento das bocas da lagoa que liga a dois canais de escoamento.
Desassorear a boca da lagoa para sair essa água doce é uma necessidade urgente e de alta prioridade.

Temos que recorrer o mais rápido possível aos órgãos competentes para que, juntos em comunidade, possamos resolver esse problema, pois nosso verão está comprometido e sem essa limpeza dos rios não terá solução!

#SOSLagoaDeSantaMartaPequena
#PescaArtesanal
#Laguna
#RegiãoDaIlha

Em contato com a reportagem do Portal Litoral Sul, o secretário de Pesca e Agricultura de Laguna, Dener Vieira Nascimento, confirmou a situação, da qual tomou conhecimento nesta quarta-feira, dia 04. “É necessário, primeiro, identificarmos qual é a questão do assoreamento. Se é possível fazer com alguma retroescavadeira ou com uma escavadeira, ou se necessita de alguma espécie de dragagem. Não consigo exatamente dizer qual é o procedimento que vai ser realizado sem a visita dos técnicos. Provavelmente, vamos no local, no máximo, até a próxima semana”, afirmou.

Você também pode gostar