A Plataforma Entremares, também conhecida como Plataforma Sul, de Balneário Rincão, está interditada desde maio de 2015. O motivo é o perigo de desmoronamento, provocado por problemas na estrutura. Apesar do risco iminente, o espaço ainda é usado por pessoas que ignoram a interdição e as placas que indicam a proibição de pesca naquele local e utilizam escadas precárias para subir na construção.
A atividade, contudo, não é realizada por pescadores profissionais. “Temos relatos do uso indevido da plataforma, mas para pesca amadora. As famílias da colônia costumam usar redes de arrasto, que precisam ser colocadas e retiradas diretamente na água”, salienta o presidente da Colônia Z-33, João Picollo.
Fiscalização constante
Enquanto isso, o prefeito Jairo Celoy Custódio enfatiza que a fiscalização será intensificada. “Já colocamos placas que indicam a proibição. Nossos servidores visitam o local constantemente e explicam os riscos a quem está próximo, mas algumas pessoas insistem”, comenta, frisando que a Administração Municipal pretende buscar recursos estaduais e federais para os reparos necessários.