O político compartilha e transmite as ideias as quais o partido representa. Não dá para dissociar estes posicionamentos. Portanto, quanto mais os conteúdos forem semeados, maior será seu alcance e número de simpatizantes. Isto beneficia a todos ou deveria beneficiar, conforme seja o posicionamento defendido.
Na política, a construção de uma imagem positiva requer estratégia bem definida, uma linguagem clara e simples, bem como a capacidade de despertar emoção, simpatia e provocar identificação com o público.
Conectar sua imagem à uma pauta específica pode ser de grande valia, uma vez que atrairá os olhares daquela parcela de público, mas tal linha precisa ser representada com genuína vontade, precisa transmitir veracidade. Discursos forçados não são bem recebidos, aliás ficam bem evidentes, e trazem resultados negativos.
Construir uma identidade é fundamental, bem como sustentá-la com consistência.
Esta identidade irá conectar o(a) político(a) ao público certo.
Saber que há alguém capaz de representar seus interesses e opiniões, não somente representar mas defender, é um fator que pesa na hora do engajamento. Não só engajar, como apoiar.
Políticos em cima do muro tendem a ser esquecíveis. É preciso posicionar-se, deixar clara suas causas.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.