NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Última chance: defesa vai tentar provar inocĂȘncia do senador Jorge Seif

Senador Jorge Seif (PL/SC) em situação complexa e pode perder o mandato /Foto: Foto: Jonas Pereira/AgĂȘncia Senado

As atençÔes no campo polĂ­tico, nesta terça-feira (16), se voltam para o julgamento do senador Jorge Seif (PL/SC), a partir das 19h30. Em jugo o recurso do processo em que o MinistĂ©rio PĂșblico Eleitoral aponta evidĂȘncias de crime eleitoral, e pede a cassação do Senador por abuso do poder econĂŽmico. Na sessĂŁo de julgamento, serĂĄ dado prosseguimento Ă  leitura do relatĂłrio e voto, de parte do relator Floriano Azevedo Marques. Em seguida, as demais justificativas e votação de AndrĂ© Ramos Tavares, Maria Isabel Diniz, Raul AraĂșjo, e os ministros KĂĄssio Nunes Marques, Carmen LĂșcia e Alexandre de Moraes.

Situação complexa

Obviamente pode ocorrer a absolvição do Senador. Se isso ocorrer, naturalmente ele continua no mandato, sem mais recursos. Por outro lado, em caso de cassação o cargo serĂĄ declarado vago, e se inicia uma nova discussĂŁo para a forma de preenchimento. O Tribunal Superior Eleitoral poderĂĄ definir por uma nova eleição, ou declarar eleito o segundo colocado (Ex-governador Raimundo Colombo – PSD), a partir da recontagem dos votos. Este Ă© o grande ponto em que a coligação entre o Patriota, PSD e UniĂŁo Brasil aposta. PorĂ©m, hĂĄ possibilidade que a discussĂŁo, caso se decida por nova eleição, ganhe novos capĂ­tulos no Supremo Tribunal Federal (STF). Por sua vez, Seif aposta nos argumentos de sua defesa, para se livrar da cassação. Seja como for, um capĂ­tulo complexo na polĂ­tica catarinense; uma mancha na imagem.

Autorizado novo Curso de Medicina na UFSC de Curitibanos

A pactuação foi realizada entre a UFSC e o MinistĂ©rio da Educação, por intermĂ©dio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). Foto: Ângelo Miguel / MEC

O comunicado foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A notĂ­cia foi bastante comemorada pela presidente da ComissĂŁo de Educação e Cultura, na Alesc, a deputada Luciane Carminatti (PT), ao lado de outros parlamentares estaduais e federais. SerĂŁo ao todo 25 vagas a serem preenchidas, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Curitibanos, municĂ­pio muito prĂłximo de Lages. Segundo as informaçÔes, a autorização para o curso foi dada durante o 2Âș Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses em BrasĂ­lia. A autorização observa regras, procedimentos e padrĂŁo decisĂłrio para os pedidos de autorização de novos cursos de medicina por InstituiçÔes de Educação Superior integrantes do Sistema Federal de Ensino, de acordo com a Portaria Normativa nÂș 15, de 22 de julho de 2013. Vale lembrar, que em Lages, uma universidade particular ainda aguarda a deliberação para por em prĂĄtica tambĂ©m o Curso de Medicina. A Unifacvest jĂĄ estĂĄ com toda a estrutura do Curso montada, com investimento no que hĂĄ de mais moderno visando a capacitação dos alunos, incluindo o corpo docente.

Contato com a coluna: [email protected]

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar