Notícias de Criciúma e Região

O destino da Prefeitura de Tubarão está nas mãos de novos gestores

Jairo Cascaes e Moisés Nunes assumiram imediatamente o executivo, com mandato até o dia 31 de dezembro de 2024. (Foto: Facebook – Câmara de Vereadores de Tubarão)

A escolha ocorreu na noite desta segunda-feira (7), em sessão extraordinária, da Câmara de Vereadores. A disputa teve duas chapas. Uma delas encabeçada por José Luiz Tancredo (MDB) e vice, Denis Matiola (PSDB). A outra chapa, a eleita indiretamente, com 10 dos 15 votos, contou com Jairo Cascaes (PSD) e como vice, Moisés Nunes (PP). todos os 15 vereadores votaram. Portanto, o município de Tubarão passa, a partir de agora, a ser comandada, por Cascaes. Ele era o presidente da Câmara. A eleição ocorreu em razão da renúncia do então prefeito Joares Ponticelli (PP) e do vice, Caio Tokarski (União Brasil). Ambos arrolados na Operação Mensageiro. Por carta, em 10 de julho passado, eles entregaram a carta de renúncia, à Câmara de Vereadores, sendo imediatamente acatada. Os novos titulares ficarão no cargo até o dia 31 de dezembro de 2024. Ambos afirmaram que seguirão trabalhando pela governabilidade do município junto à Câmara de Vereadores de Tubarão.

Sondagem dos nomes para as principais prefeituras

Bolsonaro e Jorginho / Foto: reprodução

O grande objetivo está na conquista das dez maiores cidades de Santa Catarina, e que, obviamente, terão mais peso no campo decisório futuramente. O Partido Liberal, por exemplo, do governador Jorginho Mello, tenta encaixar as peças com nomes potencialmente fortes e que tenham ligações com Partido dele e de Bolsonaro. Aliás, na visita do ex-presidente em Santa Catarina, recentemente, o assunto foi tratado a portas fechadas entre os dois líderes. O estudo sobre os candidatos em potencial, poderá apresentar surpresas, com gente de pouca identificação nos municípios. Uma das possibilidades ventiladas, por exemplo, está na deputada federal e ex-vice governadora, Daniela Reinehr (PL), numa eventual candidatura em Blumenau. Ela é oestina, mas tem identidade germânica. Difícil é saber se emplaca. Já no Oeste, em Chapecó, para tentar substituir João Rodrigues (PSD), poderá surgir o nome da deputada federal Caroline De Toni, também do PL. Enfim, as estratégias ainda estão indefinidas, e as composições oficiais só irão aparecer bem mais adiante. Em Lages, ainda não há nenhuma indicação. Não há ninguém do Partido Liberal com força suficiente para garantir uma eleição. A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), hoje Secretária de Estado da Saúde, poderá ser a indicada por Jorginho. Aliás, o nome dela está tido como certo desde já.

Pontos…

  • Em decisão desta segunda-feira, 7, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o envio de imagens de câmeras de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos do 8 de Janeiro em Brasília. Flávio Dino, chefe da pasta, havia enviado ofício ao Supremo na última semana e aguardava a análise do pedido para autorizar o envio das imagens;
  • O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou sua participação na Cúpula da Amazônia, que acontece nesta terça e quarta, 8 e 9, em Belém. O evento internacional reúne representantes dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Uma infecção no ouvido teria sido o motivo do cancelamento da viagem ao Brasil;
  • Vereadores de oposição ao prefeito Antonio Ceron (PSD), de Lages, tentam mobilizar a opinião pública para que que aumentar a pressão pela aprovação da abertura do processo de impeachment, prevista para ser votada no próximo dia 21 de agosto. Ceron retornou ao cargo de prefeito no dia 20 de julho depois de ter tido a prisão revogada pela 5ª Câmara Criminal do TJSC, e ter ficado cinco meses preso na Operação Mensageiro.

 

Contato com a coluna: [email protected]

Você também pode gostar