Notícias de Criciúma e Região

Presidente da Fecam participa de reunião do CNM, em Brasília

A presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Milena Lopes, e o 2º vice-presidente, Arão Josino, estiveram em Brasília, na semana passada, para a reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Este foi o primeiro compromisso da nova diretoria da FECAM na Capital Federal. Do encontro, participaram cerca de 50 parlamentares. O objetivo da CNM foi o de estreitar, junto às Federações e Associações de municípios de todo o Brasil, uma boa relação com o congresso nacional na defesa das causas municipalistas. Na ocasião também foram abordados assuntos como reforma tributária, pacto federativo, pisos salariais, entre outros. Além disso, entrou na pauta a preparação para a 24ª Marcha de Prefeitos, que ocorre de 27 a 30 de março e deve reunir mais de 2.500 prefeitos na Capital Federal.

Futuro do PSD no “campo das hipóteses”

Colombo nega saída do PSD, partido que ele ajudou a fundar / Foto: Assessoria PSD

Embora não exista nenhuma confirmação oficial, é possível, no campo das hipóteses, projetar a saída de importantes lideranças do Partido Social Democrático (PSD), no Estado. Muito embora, a jovem liderança do novo presidente da Executiva Estadual, Eron Giordani deva estar trabalhando para evitar que isso não ocorra. O próprio prefeito de Chapecó, João Rodrigues já considerou a hipótese. Talvez, não mais agora, por ter um homem de confiança na condução da sigla, e que tem muita proximidade com ele, no caso, Giordani. O ex-governador Raimundo Colombo, considerado um dos alicerces do Partido, alguém ventilou que ele poderia cortar o vínculo. Porém, em contato com ele, disse que não há possiblidade nenhuma de deixar o partido que ajudou a fundar. Por outro lado, tem o caso do prefeito de Lages, Antonio Ceron, que, inclusive, já presidiu a Executiva, hoje, afastado das atribuições do cargo na Prefeitura de Lages, por suposto envolvimento nos esquemas de coleta de lixo na cidade, e com desdobramentos revelados pela Operação Mensageiro. Por falar nisso, em Lages, tem vereador do PSD apenas aguardando a janela para troca de partido. Há quem diga que o PSD, na cidade, está implodindo, sem falar na debandada de correligionários decepcionados. Em Lages, diante da situação em que se encontra o prefeito Ceron, os reflexos para a sucessão municipal, envolvendo a sigla, para o pleito de 2024, estão sendo sentidos desde já. Dificilmente emplaca um nome.

Comissão Parlamentar de Inquérito

CPI da Semasa/Lages/Foto: Paulo Chagas

Por falar em Lages, está em andamento a única Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada em Santa Catarina, a nível municipal, a de Lages, relacionada à Operação Mensageiro, e que também investiga possíveis irregularidades em contratos terceirizados com e empresa de Águas e Saneamento (Semasa). É a mesma empresa que tem o controle do recolhimento do lixo na cidade. Na tarde de sexta-feira (10), todos os cinco vereadores que compõem a Comissão, se reuniram. O Trabalho está apenas começando. No entanto, a Comissão já recebeu uma enormidade de documentos que estão sendo catalogados em planilhas, detalhando a finalidade de cada um, e os demais dados de identificação. Os vereadores sentiram a falta de documentos importantes, e vão fazer novo pedido de entrega. Caso não sejam atendidos, irão exigir juridicamente. Porém, constataram que havia diversos percentuais de aditivos nos contratos. Alguns, com pouco tempo entre eles. Enfim, são questões que deverão ter o devido esclarecimento.

Você também pode gostar