NotĂ­cias de CriciĂşma e RegiĂŁo

Oktoberfest e polĂ­tica: assuntos de conversa com o prefeito de Blumenau, em Lages

O próximo município a receber a comitiva da Oktoberfest Tour será Criciúma, em data ainda a ser definida

O prefeito Mário Hildebrandt está percorrendo algumas cidades do Estado, com a comitiva da Oktoberfest compartilhando um pouco do que vai ser o evento programado para acontecer entre 4 e 22 de outubro. Já estiveram em Chapecó e Joaçaba, e, na noite desta quarta-feira (19), em Lages. A próxima cidade a receber o Oktoberfest Tour, será Criciúma. O evento é direcionado para jornalistas, influenciadores, autoridades e convidados. Ocasião em que são divulgadas a gastronomia típica, brincadeiras como o Chope em Metro e Equilibrista do Chope, e as demais novidades da estrutura, como acessibilidade e sequestro de carbono. Blumenau espera receber 700 mil pessoas durante o evento. Ainda esta semana, o prefeito Hildebrandt viaja à Alemanha para divulgar o evento e convidar pessoalmente o prefeito de Munique para conhecer Blumenau.

Futuro polĂ­tico

Mário Hildebrandt / Foto: Paulo Chagas

Mário Hildebrandt (Podemos), no fim do seu segundo mandato disse que irá deixar a prefeitura organizada e estruturada, com nota A junto ao Banco Central, e completamente saneada. Além disso, com muitos projetos já entregues, outros a serem entregues, e muitos a serem começados ainda. Segundo adiantou, está talhando um caminho bastante positivo para a sucessão, que garanta a continuidade da boa gestão, conforme avalia. Ele hipoteca todo o apoio à eleição da vice-prefeita Maria Regina de Souza (PSDB). Mário tem convite para a troca de partido. No entanto, como não é candidato a nada por hora, se diz tranquilo e que tem muito tempo para avaliar, mas que vai continuar na caminhada política, com prospecção de chegar à Assembleia Legislativa ou algo mais, em 2026.

Governador circula pela mĂ­dia

Jorginho Mello / Foto: Roberto Zacarias / Secom

Jorginho Mello usou da estratégia de percorrer os principais veículos de comunicação da Grande Florianópolis, nesta quarta-feira (19), com entrevistas pré-agendadas, para divulgar os primeiros seis meses de governo. Ele destacou a concretização de projetos previstos para a Educação e para a Saúde do Estado, com a criação do Programa Universidade Gratuita e a redução em 50% da fila de espera por cirurgias eletivas. No ensino superior, ressaltou novamente que as mais de 36 mil vagas que serão oferecidas gratuitamente nesse segundo semestre de 2023 nas universidades comunitárias da Acafe. Na área da Saúde, a meta para zerar a fila é desafiadora, mas segue ao longo de 2023. Até o momento, foi reduzida praticamente pela metade a quantidade de pessoas que esperavam por uma cirurgia em janeiro.

Governança

Destacou ainda que o semestre também foi marcado pela governança, com destaque para o saneamento das finanças públicas, especialmente pelo Pafisc – Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina e pela reforma tributária, que deu protagonismo a setores estratégicos e rearranjou as estruturas a custo zero. No campo da segurança salientou o investimento em estruturas, equipamentos e pessoal – e pelo programa Escola Segura, que gradualmente chega às escolas de todo o Estado. Lembrou ainda dos feitos realizados na comunicação e transparência, com o lançamento da Agência Catarinense de Notícias, entre outras realizações nas áreas de portos e aeroportos, licenças ambientais concedidas e recordes históricos em diferentes áreas. Cabe agora, à população avaliar se está ou não seguindo dentro do esperado.

Pontos…

  • Primeira agenda – O Programa Santa Catarina Levada a SĂ©rio + Perto de VocĂŞ chega Ă  regiĂŁo da Grande FlorianĂłpolis nesta sexta-feira, 21. Será a sequĂŞncia de encontros entre Estado e os gestores municipais. A solenidade de abertura será realizada no Teatro Hermelinda Izabel Merize (Centro Multiuso de SĂŁo JosĂ©). Nesta primeira etapa do evento serĂŁo anunciados os investimentos do Governo do Estado nos municĂ­pios da Grande FlorianĂłpolis. O evento começa Ă s 9h.
  • Segunda agenda – A segunda parte da agenda acontece na sede da GranFpolis com os prefeitos e a equipe de governo. O governador Jorginho Mello recebe as demandas dos municĂ­pios para uma decisĂŁo conjunta dos projetos prioritários para cada cidade. Com as principais demandas locais elencadas, Ă© possĂ­vel planejar ações e garantir investimentos mais efetivos;
  • Impeachment – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) LuĂ­s Roberto Barroso Ă© alvo de pedido de investigação por crime de responsabilidade. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (19), parlamentares da oposição disseram que a petição foi protocolada no Senado com a assinatura de 17 senadores e 70 deputados. O senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou que Barroso exerceu atividade polĂ­tico-partidária e cometeu crime de responsabilidade.

 

Contato com a coluna: [email protected]

Você também pode gostar