Notícias de Criciúma e Região

Alesc: deputados mostram serviço e apresentam as primeiras ações

Eles tomaram posse na quarta-feira (1º /02). Na quinta (3), muitos deles participaram da primeira sessão ordinária. Foi a oportunidade para que destacassem as primeiras ações. Matheus Cadorin (Novo), por exemplo, protocolou cinco propostas, entre elas, a criação de frentes parlamentares voltadas para o fomento da liberdade econômica e inovação, e outra em apoio aos bombeiros voluntários. O Dr. Vicente Caropreso, mantendo a mesma linha, na saúde, disse que pretendente implementar a melhoria dos serviços de alta complexidade em cardiologia. Em suma, os parlamentares também mostraram preocupação coletivas, como a perda de arrecadação devido à lei complementar federal que limitou a cobrança de ICMS sobre os combustíveis, e, em torno de soluções para os problemas de tráfego na BR 101. Noto que começaram bem, e que bons debates terão a partir da abertura oficial dos trabalhos, na terça-feira (7).

Abro um parêntese para falar do deputado Lucas Neves

Lucas Neves / Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Aos 34 anos, o mais jovem deputado na Assembleia Legislativa. Como poucos, acompanhei a trajetória dele. O conheci dentro de um jornal de Lages, onde começou como office-boy. Sofreu a duras penas o dia a dia conturbado do local. Chegou à redação do veículo um tempo depois, com a edição de uma coluna. Só depois cursou jornalismo, e a ascendência na função teve início como apresentador, na extinta TV Araucária, uma espécie de extensão do SCC/TV, em Lages. Não demorou muito e logo conquistou espaço na maior TV de Santa Catarina, a então RBS que ainda possuía uma geradora na Serra, com sede em Joaçaba, no Meio Oeste, mas que por um bom tempo manteve um estúdio de transmissão, a partir de Lages. Nessa época, na TV, adotou um estilo mais crítico chamando atenção aos problemas locais e regionais. Surpreendentemente, tomou a decisão de deixar o vídeo e a função que exercia, para se lançar na política. Logo na primeira vez, em 2016, foi candidato a vereador e recebeu a maior votação da história da cidade de Lages. Em 2018, disputou uma cadeira na Alesc e ficou como quarto suplente de sua coligação. Em 2020, foi candidato a Prefeito de Lages. Atualmente, filiado ao Podemos, teve êxito em nova eleição para deputado estadual, obtendo 23.053 votos, e assim, fará parte da 20ª Legislatura, num primeiro mandato na Alesc como Deputado Estadual.

“Bancada da Serra”

Lucas durante entrevista em meu programa Tema Livre (NETV)

Lucas revelou na tribuna já na quinta-feira (2), e reiterou durante entrevista em meu programa  “Tema Livre”, num canal fechado, a Nova Era TV, em Lages, reafirmando que propôs a criação na Assembleia Legislativa da “Bancada da Serra”, que inclui os deputados Marcius Machado (PL) e Mário Motta (PSD). A proposta é atuar de forma conjunta em defesa dos interesses dos municípios da Região Serrana, e buscar alternativa para que efetivamente a BR 282 possa ter atenção, e, pelo menos, tenha a construção das terceiras pistas, em toda a extensão, entre outras pautas comuns da Serra. Segundo ele, o que os une é muito mais forte do que aquilo que os separa. Enalteceu a amizade que tem com o presidente da Casa, Mauro De Nadal (MDB). Salientou que fará parte da Comissão de Finanças, e que irá presidir a Comissão Antidrogas, além de integrar outras comissões, tais como Saúde, Turismo e Defesa Civil. E o mais importante, será ele o líder da Bancada do Podemos. Obviamente, disse estar muito feliz, de estar como deputado mais novo em idade na Alesc e de liderar o Partido. Enfim, está aí um pouco da trajetória deste menino. Torço muito por ele. Está amadurecido, estudado, altivo nas palavras, e demonstra estar pronto para representar a Região da Serra. Isso tudo confirma que terá um grande futuro como político. Estarei acompanhando.

Você também pode gostar