Para proteger a nós e a quem amamos, diz criança vacinada em Criciúma
Alice Ferreira Zanata, 11 anos, foi a primeira criança a receber a dose da vacina contra a Covid-19 no antingo Centro de Triagem no Centro de Criciúma; saiba onde ocorre a vacinação
Antes mesmo de abir a porta do antigo Centro de Triagem ao lado do Hospital São José, o comerciante João Zanata, 50 anos, aguardava com a filha Alice Ferreira Zanata, 11 anos. Nas mãos os documentos e a esperança com o início da vacinação para crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em Criciúma.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Estou muito ansiosa. A vacina é muito importante para proteger a nós e a quem amamos”, disse a estudante do 6º ano.
De toda a família, só faltava ela se vacinar contra a Covid-19. “Só falta ela, eu e minha esposa já tomamos as três doses, nossa outra filha também já se vacinou. Pegamos Covid e estávamos vacinados então não foi tão forte. É importante para amenizar o máximo possível o Covid”, destaca o comerciante.
Por isso, quando soube que estaria liberada a vacinação em crianças a partir desta terça-feira, dia 18, ele fez questão de trazer a filha. “Vi que iria ser liberada e quando soubemos que iniciaria hoje já trouxe ela para fazer”, ressalta.
Alice foi a primeira criança a receber a dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 no antigo Centro de Triagem no Centro de Criciúma. Agora ela irá aguardar oito semanas para poder tomar a segunda dose. No local podem se vacinar as pessoas que estão cadastradas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.
Vacinação ocorre nas unidades de saúde
A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Criciúma. A orientação da Secretaria de Saúde é que os pais liguem para a UBS antes de sair de casa. Já que em alguns casos a sala de vacinação pode estar fechada devido a falta de profissionais por estarem em isolamento por terem contraído a Covid-19.
A imunização iniciou com dois grupos: crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente grave ou comorbidades; e por faixa etária, iniciando com 11 anos.
A lista de deficiências permanentes ou comorbidades inclusas no grupo prioritário, assim como a documentação necessária para comprovação, podem ser consultadas na Nota Técnica Nº003/2022, disponível em https://minhavacinacriciuma.com.br/site/documentacao
Documentos necessários
Para realizar a vacinação é preciso que se faça o cadastro das crianças no Portal Minha Vacina. Além disso, é necessário a presença de pais ou responsáveis na hora de imunização. É recomendado aguardar alguns minutos no local, após a aplicação.
Deve ser respeitado o prazo de 15 dias após aplicação da vacina para que possa ser feita outras vacinas na criança. Já o intervalo para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 é de oito semanas.
Veja as Unidades onde ocorrem a vacinação:
Distrito Próspera
UBS Argentina
UBS CSU
UBS Cristo Redentor
UBS Linha Batista
UBS N.S da Salete
Distrito Rio Maina
UBS Colonial
UBS Laranjinha
UBS Metropol
UBS Rio Maina/Wosocris
Distrito Boa Vista
UBS Boa Vista
UBS Sta Augusta
UBS Paraíso
UBS Pinheirinho
Distrito Centro
UBS Centro (antigo Centro de Triagem)
UBS São Luiz
UBS Milanese
UBS Mina do Mato
UBS São Simão
UBS Operária Nova
Distrito Sta Luzia
UBS Mina União
UBS Mineira Nova
UBS Mineira Velha
UBS Mãe Luzia
UBS Sta Luzia
UBS Nova Esperança
UBS São Defende
UBS São Sebastião
UBS Vila Belmiro
UBS Vila Manaus
Distrito Quarta Linha
UBS Primeira Linha
UBS Quarta Linha
UBS Morro Estevão
UBS Sangão
Leia Também:
Vacinação contra a Covid-19 em crianças inicia hoje no Sul de SC
Vacinação de crianças inicia nesta terça-feira em Criciúma