Notícias de Criciúma e Região

Vacinação de crianças inicia nesta terça-feira em Criciúma

Aplicação das 1070 doses que chegaram no sábado, dia 15, iniciará às 8h

As crianças de 5 a 11 anos começaram a ser vacinadas nesta terça-feira, dia 17, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No último sábado, dia 15, 1070 doses chegaram na cidade. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde para o público-alvo desta fase de vacinação é de 18.500 crianças.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A imunização iniciará com dois grupos: crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente grave ou comorbidades; e por faixa etária, iniciando com 11 anos. A lista de deficiências permanentes ou comorbidades inclusas no grupo prioritário, assim como a documentação necessária para comprovação, podem ser consultadas na Nota Técnica Nº003/2022, disponível em https://minhavacinacriciuma.com.br/site/documentacao.

É necessário realizar cadastro prévio no site https://minhavacinacriciuma.com.br, e a presença dos pais ou responsáveis no momento da imunização é obrigatória. É recomentado ainda aguardar alguns minutos no local após a aplicação, para o monitoramento de possíveis reações adversas. Conforme a nota técnica, deve ser respeitado um intervalo de 15 dias entre as doses da vacina contra a Covid-19 e demais vacinas de rotina, já o intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose para crianças é de oito semanas.

“Algumas unidades estão com a sala de vacinação fechada, pois temos profissionais afastados por testarem positivo para a Covid-19. A medida que esses profissionais retornarem abriremos as salas nas demais unidades. A ideia é que em breve todas as UBSs estejam vacinando crianças”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco. A imunização de crianças começará nas mesmas unidades em que já ocorre a de adolescentes e adultos.

Tempo de isolamento é reduzido para infectados

O Governo Municipal passou a seguir, na última semana, a determinação do Ministério da Saúde que reduz para sete dias a necessidade de isolamento para pessoas infectadas com o vírus da Covid-19. O tempo de isolamento que era de 10 dias passa para sete dias dispensando a necessidade de realização de teste para liberação do afastamento.

“A partir do início dos sintomas a pessoa deverá ficar sete dias isolada. Ao final do 7° dia, se não apresentar sintomas e estiver sem febre há, pelo menos, 24 horas, sem uso de medicamentos, pode sair do isolamento desde que mantenha as medidas não farmacológicas, como uso de máscaras e distanciamento social”, ressaltou Samuel Bucco, gerente de Vigilância em Saúde do município.

Confira abaixo os locais de vacinação disponíveis:

Distrito Próspera

UBS Argentina

UBS CSU

UBS Cristo Redentor

UBS Linha Batista

UBS N.S da Salete

Distrito Rio Maina

UBS Colonial

UBS Laranjinha

UBS Metropol

UBS Rio Maina/Wosocris

Distrito Boa Vista

UBS Boa Vista

UBS Sta Augusta

UBS Paraíso

UBS Pinheirinho

Distrito Centro

UBS Centro (antigo Centro de Triagem)

UBS São Luiz

UBS Milanese

UBS Mina do Mato

UBS São Simão

UBS Operária Nova

Distrito Sta Luzia

UBS Mina União

UBS Mineira Nova

UBS Mineira Velha

UBS Mãe Luzia

UBS Sta Luzia

UBS Nova Esperança

UBS São Defende

UBS São Sebastião

UBS Vila Belmiro

UBS Vila Manaus

Distrito Quarta Linha

UBS Primeira Linha

UBS Quarta Linha

UBS Morro Estevão

UBS Sangão

Você também pode gostar