Com a visão prejudicada por conta de uma doença nas córneas e desempregado, o jovem criciumense Luiz Otavio Machado Vieira, de 24 anos luta para buscar recursos e evitar perder a visão. Morador do bairro Santa Bárbara e pai de uma filha de 4 anos, atualmente ele reside com a avó e criou uma vaquinha online para arrecadar recursos para o procedimento cirúrgico.
Em 2016, o jovem foi diagnosticado com Ceratocone, uma doença na córnea, que estava num grau elevado no olho esquerdo, e intermediário no olho direito, ele já fazia uso de óculos de grau, e passou a tentar fazer uso das lentes rígidas, indicadas para o caso, porém não se adaptou. Usou durante alguns meses, apesar de melhorar muito a qualidade da visão, era extremamente desconfortável e após um dia de trabalho ele tinha que retirar as lentes e ficar no escuro com muita dor e irritação nos olhos.
Desde então permaneceu usando apenas óculos e por questões financeiras acabou não realizando mais exames, nem acompanhamento da doença.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Em maio de 2021, a mãe e a avó dele agendaram consulta e exames novamente para ele no Hospital Sadalla Amin Ghanem, em Joinville, que é referência nacional em olhos e em doenças na córnea que é o caso da Ceratocone.
Naquela oportunidade foi descoberto então que a doença evoluiu bastante. Hoje com óculos ele consegue enxergar apenas 30% com olho esquerdo e 70% com o olho direito.
Para evitar a piora do quadro é preciso realizar duas cirurgias, sendo uma para estabilizar a evolução da doença nos dois olhos, e um implante de um anel na córnea para melhorar a qualidade da visão. Hoje essas duas cirurgias custam ao todo em torno de R$ 27 mil, além de exames e despesas com transporte, estadia e alimentação durante o período de baixa hospitalar.
Como sua família não possuí recursos financeiros para arcar com este custos, Vieira criou uma vaquinha online com a meta de R$ 30 mil para obter os valores necessários da realização das cirurgias.
Mesmo após os procedimentos cirúrgicos, o jovem ainda terá que enfrentar o agravante da recuperação, que é bem complicada nos primeiros dois meses, além da estabilização da visão, há também a necessidade de um novo óculos adequado para que ele volte a trabalhar, o que levaria em torno de seis meses.
Com formação na área de programação e conhecimentos avançados em informática, Vieira depende da visão para trabalhar e sustentar sua família. “Conto com qualquer valor de ajuda para resolver essa situação, agradeço de coração qualquer valor e qualquer divulgação dessa vaquinha” enfatiza o jovem.
Quem puder colaborar pode acessar o link da vaquinha online pelo endereço eletrônico: vakinha.com.br/vaquinha/cirurgias-na-cornea-luiz-otavio-machado