Notícias de Criciúma e Região

Para ensinar matemática, professor usa formas geométricas em roupas inspiradas na cultura africana

Projeto foi desenvolvido pela Escola Gervásio Teixeira Fernandes, da comunidade de Pedreiras, no Rincão

O professor de matemática, Guilherme Camilo, da escola Estadual Gervásio Teixeira Fernandes, da comunidade de Pedreiras, em Balneário Rincão juntamente com os alunos da turma de 8º ano do Ensino Fundamental desenvolveu peças de roupas inspiradas na cultura africana. Foram três semanas de trabalho que culminou com um belo desfile na última semana, no encerramento das atividades sobre a consciência negra promovido pela escola.

“Passei a analisar a ligação da matemática com a cultura africana e algo bem marcante são as roupas, cores e expressões geométricas. Foi quando pensei em trabalhar sobre esse assunto. Foi uma oportunidade de eles reconhecerem e construírem figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho”, destacou o professor.

Os alunos se dividiram em seis grupos e estudaram sobre as tribos que seriam trabalhadas, onde foram escolhidas a Tribo Ndebele (África do Sul); Panos Kente (Ewe e Ashanti da África Ocidental); Panos Bogolan (Mali); Panos Adire (herança nigeriana, mais especificamente do povo do reino Egba, cidade de Abeokuta); Panos Aso Oke (Gana e Togo) e Traje Toghu (Camarões). Logo em seguida foi a etapa da escolha dos tecidos, o professor ainda explicou sobre os conceitos matemáticos e criação das estampas em papel.  E todos começaram a colocar a “mão na massa”.

Os grupos fizeram o processo de pintura e costura dos tecidos, acabamento dos trajes, elaboração dos cartazes e apresentação foi realizada com a música Herança Africana – Afoxé Povo de Exu. “Alguns alunos gostaram tanto das roupas que ficaram com elas, outros porém, deixaram guardadas na escola”, disse o professor.

Vamos ver como ficou? Vídeo:

 

Você também pode gostar