Notícias de Criciúma e Região

Palestra da Casa Guido orienta sobre a prevenção do câncer infantil

Projeto- “Capacitar para salvar”, estará nesta quarta-feira, 28, das 17 às 19 horas, na Arena Multiuso, em Tubarão

O alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce dos variados tipos de câncer que acometem crianças e adolescentes está sendo reforçado pela Casa Guido de Criciúma. Há um ano, a entidade promove capacitação sobre o tema de forma gratuita, para profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, que atuam diretamente com crianças e adolescentes dos 45 municípios que a entidade atua e compõem as microrregiões municípios da Amrec, Amesc e Amurel.

Trata-se do projeto- “Capacitar para salvar”, que nesta quarta-feira, 28, acontece na Arena Multiuso, em Tubarão, das 17 às 19 horas. Em duas horas de conversa, serão apresentadas as atividades da Casa Guido e claro, o grande destaque será importância do diagnóstico precoce.

“Com a capacitação, nosso compromisso é de levar, não apenas a competência técnica, mas a habilidade sensível para auxiliar na identificação dos sinais e sintomas que podem indicar o câncer infantojuvenil, já que o diagnóstico se torna um desafio, pelo fato de que os principais sinais e sintomas são semelhantes aos de doenças comuns da infância”, comenta a coordenadora do projeto e captadora de recursos da Casa Guido, Viviane Hofman Garcia.

Viviane ainda destaca, o público-alvo foi escolhido por estarem na linha de frente, atuando diretamente com crianças e adolescentes, demonstrando o quanto eles podem fazer a diferença.  “Após receber a capacitação, o profissional estará apto para se tornar multiplicador, terá conhecimento que por sua vez deverá sempre instigar o alerta de que pode ser apenas uma doença da infância, mas também pode ser câncer, e se for câncer, quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura, menos invasivo será o tratamento. O câncer infantojuvenil tem cura e o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, destaca Viviane.

Saiba mais

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), dão conta que o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte não violenta entre crianças e adolescentes. Para desenvolver a capacitação, a Casa Guido escreveu um projeto para concorrer em um edital privado lançado pelo Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (RS). Entre os 38 projetos apresentados, o – Capacitar para Salvar, da Casa Guido ficou em segundo lugar, recebendo a premiação de R$ 30 mil que está sendo investido na realização do projeto.

Próximas capaitações agendadas

São Martinho, Lauro Muller, Santa Rosa do Sul, Araranguá e Braço do Norte são os próximos municípios agendados para receber a capacitação. Cidades interessadas em participar podem entrar em contato com a Casa Guido pelo telefone (48) 3045 6211.

Principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:

1- Caroço em qualquer parte do corpo.

2- Febre prolongada sem causa definida.

3- Palidez inexplicada, fraqueza ou perda de apetite.

4- Emagrecimento involuntário.

5- Aumento progressivo da barriga.

6- Reflexo branco no centro do olho, especialmente nas fotos com flash.

7- Inchaço das pernas ou braços, acompanhado de dor.

8- Irritabilidade, agressividade ou desânimo, sem motivos.

9- Aumento significativo de um dos olhos com ou sem estrabismo.

10- Manchas roxas ou pontos vermelhos espalhados pelo corpo com sangramento, sem corte ou batidas.

11- Anemia com dor nas pernas.

12- Dor de cabeça com vômito pela manhã.

Você também pode gostar