Os encantos do enoturismo vivenciados na Vindima Goethe
A programação inicia na sexta, 7 e segue até o dia 30 de janeiro em Urussanga
Celebrar o período de colheita da uva, com a realização anual da Vindima Goethe no mês de janeiro, em Urussanga. Este evento tão esperado está em sua 14 ª edição e terá o lançamento nesta quinta-feira, 6, às 9h30, na Pousada Vale dos Figos, para imprensa e convidados, com uma colheita simbólica e outras atividades.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
A implantação de protocolos sanitários, os cuidados com a higiene e a preferência por locais ao ar livre serão mantidos durante a Vindima. Para participar da programação é diante de reserva antecipada.
“Temos certeza que será uma das melhores edições da Vindima. Estamos preparados para receber visitantes, que com certeza terão uma experiência única”, aposta o presidente da Associação ProGoethe, Gilmar Trevisol.
A programação no Vale da Uva Goethe segue até o dia 30 de janeiro, para que os visitantes venham para o município reviver tradições como, por exemplo, o esmagamento da uva com os pés, colheita, degustação de vinhos, passeio de trem. Destaque para o circuito gastronômico abrangendo restaurantes, cafeterias, padarias, pub’s, lanchonetes, entre outros empreendimentos. Criação de pratos exclusivos e harmonizações pretendem surpreender os consumidores.
Terá também, uma imersão na praça central de Urussanga, com celebração religiosa, atrações culturais e o famoso tombo da polenta gigante, que ocorrerá na sexta-feira, 14, a partir das 18h30. No sábado, 15, gastronomia da cidade também se fará presente na praça, a partir das 18h30.
O diretor de turismo de Urussanga, Wilian de Rezende, conta que o período de pandemia serviu para capacitar os empreendedores, principalmente na questão da qualidade de produto e como receber os turistas. “Realizamos assessoria individual, workshop, enfim um trabalho forte para “arrumar a casa”, considera ele e ainda destaca que a Vindima faz movimentar mais de 62 setores diretamente e indiretamente em toda a cidade.
“Cada vinícola criou um cronograma de acordo com a sua característica. A partir desse ano, foram incluídos novos parreirais, por meio da Lei de Incentivo às parreiras, criado pela Prefeitura de Urussanga que distribui aos produtores mais de 70 espécies de mudas para incentivar o plantio. Temos pouca produção do Goethe, se formos comparar ao mercado consumidor e precisamos manter uma produção relevante que justifique uma escola e outros projetos”, explica o diretor de turismo de Urussanga, Wilian de Rezende.
Conforme Rezende, o mercado de vinho Goethe está super aquecido. “É um vinho de verão, aromático, cítrico e que harmoniza perfeitamente com a gastronomia, principalmente com comidas mais leves, como frutos do mar e saladas”, aposta.
Sul de SC possui mais de 400 hectares de uva
Stevan Grützmann Arcari é enólogo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Urussanga, segundo ele, o Sul de Santa Catarina possui mais de 400 hectares de uva, sendo que a maior área é da niágara rosada. “As estações do ano bem definidas são interessantes para a uva. Inverno com certa quantidade de frio, primavera e verão ensolarados. O excesso de chuvas no verão atrapalha bastante”, informou. E completa. “Esse ano o clima na região foi bom para uva. “As frutas estão bem maduras. Muito saborosas. E isso vai se refletir no vinho também”, aposta.
Saiba mais
A Epagri trabalha com pesquisa e desenvolvimento tecnológico para uva há muitos anos e atualmente tem experimentos com o sistema de cultivo da uva goethe e com a melhoria dos processos de extração do mosto e conservação dos vinhos. A Epagri também atua junto aos produtores através dos seus escritórios municipais. Nos municípios que produzem uva os técnicos locais da Epagri atendem os produtores de uva em suas demandas técnicas.
Vales da Uva Goethe
O evento Vindima Goethe é realizado anualmente pela Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU).
O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.
Para mais informações, acesse o Vales da Uva Goethe ou ligue para a Central de Informações Turísticas no (48) 3465 6238.