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Óculos que mostram o futuro da educação

Através de um óculos a mistura entre real e virtual e a possibilidade de revolucionar a educação

Um óculos que transporta e abre os olhos de quem o coloca para o futuro. Como em um vídeo game, um holograma aparece ao utilizar as lentes, projetado sob uma superfície real. É possível ver um esqueleto. Com a mão se pode selecionar o que se quer ver. Tecidos, artérias, órgãos digestivos e como em um passe de mágica o esqueleto ganha corpo. Um passo em direção à projeção e é possível entrar, não apenas naquele ‘corpo’ projetado sob a mesa de cirurgia, mas no futuro.

Esse é o projeto que nasce na Unesc através do Centro de Realidade Mista Dr. Antônio Carlos Althoff e que inicia por uma área sensível: a medicina. Uma mistura de realidade virtual e real, projetada para que os futuros médicos possam sair preparados para situações da profissão.

“Hoje temos pronto o Metanatomia, um sistema para aulas de anatomia dos cursos de medicina na Unesc. São 11 sistemas que o aluno pode acessar de forma independente para fazer um estudo apoiado com óculos de realidade virtual. Uma aula interativa, imersiva e, paralelo a isso, estamos desenvolvendo mais três cirurgias em realidade virtual em parceira com todos os professores da área de medicina”, explica a gerente de projetos da Hololab, Camila Freitas.

A Hololab é a startup que está desenvolvendo a tecnologia de realidade mista em parceria com a Unesc. A ideia principal do projeto é que os alunos tenham uma experiência em uma sala real, utilizando corpos virtuais em uma cirurgia, por exemplo. Por isso, no Centro existem duas salas de cirurgia.

“Ele vai poder vivenciar isso. Experimentar durante o curso. Nessa aula, ele vai usar as vestes para cirurgia, lavatório, vai fazer a higienização, utilizar a maca, as ferramentas cirúrgicas, enfim, todos os materiais, sendo que a simulação da cirurgia será feita toda em holograma. Utilizando o óculos de realidade virtual, o Hololens, ele tem acesso a cena real, a sala de cirurgia, mas o estudo vai ser feito no holograma”, explica Camila. “A ideia é uma aula híbrida. Aluno utilizando o método tradicional, completado pela realidade virtual”, completa.

Ainda em desenvolvimento, a aula inaugural com realidade mista do Metanatomia deverá ocorrer no próximo ano. Enquanto isso, os acadêmicos e professores podem procurar o Centro para observar e conhecer a nova tecnologia. “O laboratório está aberto para o treinamento dos professores e, também, para os alunos visitarem e conhecerem”, destaca Camila.

“Bem diferente”, afirma aluno

Quem aproveitou para conhecer a nova tecnologia foi o acadêmico da 4ª fase de Medicina na Unesc, Mateus de Luca. O estudante colocou os óculos e entrou literalmente dentro da anatomia humana. Demorou um pouco até ele se acostumar com a nova tecnologia que mistura realidade virtual e real.

Mateus destaca que já teve a disciplina de anatomia que é realizada com um corpo humano. Neste primeiro contato com o Metanatomia, ele aprovou a experiência. “É muito legal ter essa experiência. É bem diferente do que estava acostumado antes no meu primeiro ano de faculdade com anatomia tradicional. E ter essa experiência aqui hoje foi muito legal, muito bacana”, analisa Mateus.

Confira o que ele falou: 

Uma história que iniciou há dois anos

Apesar de o Centro de Realidade Mista ter sido aberto este ano, o projeto começou muito antes. O desejo inicial era trazer mais tecnologia para o curso de Medicina da Unesc. “Projeto surgiu para trazer mais tecnologia, a princípio, para o curso de medicina. A mais ou menos dois anos montamos um grupo de trabalho que definiu o layout do projeto, como seria, software usado”, explica o médico e coordenador técnico do projeto, dr. Rodrigo Demétrio.

Segundo ele, a previsão é que a aula inaugural ocorra no início do próximo ano com as aulas de anatomia. “Vai ser como se fosse uma aula piloto para que possamos depois colocar nos outros cursos”, explica. “Nossa juventude hoje trabalha muito nesse mundo virtual. Então se torna uma aula muito mais agradável, foge do cotidiano, do que é. E entramos em um mundo que não tem limites”, completa.

Veja como foi construída a ideia: 

 

Graduação Multi e o projeto de ampliação da realidade mista

O Centro de Realidade Mista dá os primeiros passos com o curso de medicina, mas o projeto é que a nova forma de ensino seja aplicada em outros cursos na Unesc. “Podemos depois avançar para as demais áreas do conhecimento. Isso vai fazer com que a graduação-multi – que é a proposta da universidade de múltiplas experiências- realmente tenha um entendimento, uma experiência e uma execução onde essa integração vai trazer um diferencial muito grande ao longo da formação dos alunos”, explica o agente de inovação da Unesc, Paulo Priante.

Segundo ele, o Centro vem em desenvolvimento, em conjunto com a Hololab, desde o início do ano. “Está em fase final o Metanatomia, onde faz parte dos novos conteúdos da Unesc e da nova abordagem da universidade de aprendizagem, quando fala, principalmente, em trazer experiências para os alunos e a experiência imersiva que um laboratório desse irá proporcionar”, explica.

 

Metaverso na educação é tendência

A inserção do metaverso na educação é uma tendência forte, principalmente, nas universidades. A ‘Metaeducação’ deve se consolidar e crescer cada vez mais. Neste sentido, a Unesc foi pioneira no Brasil. “Estamos sendo pioneiros. Diversas pesquisas que comparam o modelo de educação tradicional com o modelo imersivo mostram que o imersivo traz uma capacidade muito maior de o aluno memorizar e absorver o conteúdo”, comenta Priante.

Camila acredita que a realidade mista é uma tendência na educação – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Segundo a gerente da Hololab, um fator predominante para que a realidade mista seja uma forte tendência para a área é as novas gerações.

“Já nascem conectados e se dispertam muito fácil do método de ensino tradicional. Então as universidades para se manterem atualizadas vão ter que despertar e proporcionar essa experiência para o aluno. É uma forma de ele experimentar a profissão que vai trabalhar, antes mesmo de ir para o mercado de trabalho. Por exemplo, se ele quer ser médico, poderá experimentar a área da cirurgia para ver se gosta. É uma experiência mais imersiva e a tendência é que se espalhe para todos os cursos”, comenta Camila.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Cereta, o contato com novas experiências propiciadas pela inovação é um dos focos da Unesc. “Oportunizar aos nossos alunos, à nossa Universidade e à nossa região o contato direto com as novas experiências advindas da inovação é algo que temos centrado esforços continuadamente . Sabemos que, enquanto Universidade Comunitária que faz parte do desenvolvimento do Sul do Estado, nosso compromisso é o de entregar sempre o que há de melhor. Nosso compromisso é estar a frente na produção do conhecimento, por isso apresentamos agora, algo que é inédito no país e, quiçá, no mundo: a utilização da realidade mista no ensino em saúde”, destaca.

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