Notícias de Criciúma e Região

OAB Por Elas é instalado em Criciúma

Programa oferece condições adequadas e espaço exclusivo para atendimento nas DPs às mulheres vítimas de violência

A OAB/SC inaugurou nesta segunda-feira, dia 30, uma sala do programa “OAB Por Elas” na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), de Criciúma. Agora, as mulheres que se dirigirem à DPCAMI do município para registrar boletim de ocorrência ou solicitação de medida protetiva serão acolhidas e atendidas por advogadas voluntárias, cadastradas no sistema de Assistência Judiciária Gratuita, por meio do projeto, com espaço adequado para o seu atendimento.

Para a devida atuação, advogados e advogadas da Subseção de Criciúma passaram por um treinamento recentemente. “É um espaço de extrema importância e que reafirma o compromisso da nossa Seccional e da nossa presidente, Cláudia Prudêncio, para com as mulheres do nosso Estado. Temos o dever de seguir trabalhando com a Justiça para o bem da nossa sociedade, e é isso que estamos fazendo. Que essa sala seja abrigo e ajuda para as que precisarem do atendimento de nossos advogados e advogadas”, destacou o tesoureiro da OAB/SC, Rafael Burigo Serafim, que representou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, na inauguração.

A coordenadora do “OAB Por Elas” na Subseção de Criciúma, Neura Maria Correa Costa, destacou que o projeto é ousado, pois tanto oferece experiência aos profissionais voluntários quanto oferece amparo e acolhimento às vítimas. “É extremamente importante para o enfrentamento dos índices de violência doméstica registrados e que vêm crescendo em Criciúma e região”, considerou.

Sala conta com estrutura completa para o atendimento

A sala fica localizada na rua General Lauro Sodré, n° 110, no bairro Comerciário, em Criciúma, e conta com uma estrutura completa para o bom acolhimento e atendimento das vítimas. O primeiro plantão iniciou nesta terça-feira (30/5). O local é todo climatizado e conta com mesa para atendimento, com computador e impressora. “A nova sala, sem dúvida, irá auxiliar muito a DPCAMI para o andamento dos casos de violência doméstica. Sabemos que os números no Sul do Estado são altos, então todos os projetos realizados para auxiliar as vítimas de alguma forma, são bem-vindos. A DPCAMI segue de portas abertas à OAB/SC e à sociedade para o que necessitarem”, frisou o delegado da DPCAMI de Criciúma, Marcelo Viana.

Você também pode gostar