Notícias de Criciúma e Região

“O que você quer ser quando crescer?”: alunos de Criciúma recebem lições de empreendedorismo

Estudantes ouviram o que os profissionais da Unesc tinham para falar e participaram de dinâmicas

Tímidos, porém atentos. Quietos, mas com objetivos. Assim, os alunos da Escola Municipal Marcílio Dias de Santiago, do bairro Vila Manaus, em Criciúma, receberam a equipe da Unesc durante ação do projeto Clube Empreendedor.

Durante pouco mais de uma hora, eles ouviram o que os profissionais tinham para falar e participaram de dinâmicas. O primeiro questionamento foi aquele que todos nós já ouvimos algum dia: “o que você quer ser quando crescer?”. Deixando a timidez inicial de lado, eles responderam o questionamento: advogados, médicos, entre outros. Quem achou que estes sonhos poderiam estar distantes, ganhou uma injeção de ânimo. “Quando vamos começar um diálogo é preciso olhar nos olhos, entender as pessoas e os sonhos. O primeiro passo das relações humanas é entender quem as pessoas são e assim diminuímos as barreiras de comunicação de um para com os outros. Tem que batalhar, às vezes ouvir alguns ‘nãos’, mas é necessário insistir muito. Quer ter sucesso? Dê o melhor de si”, enfatizou a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, ao se dirigir aos alunos.

O foco da conversa foi o empreendedorismo e para perceber como tudo é possível quando se tem dedicação, os alunos ouviram atentos o que Leonay Camargo Padilha, do Movimento Empresa Júnior da Unesc, falou. Além dele, a assessora de Inovação e coordenadora do Unesc Connect, Jaqueline Bitencourt, abordou o Unesc Connect e o Hub de Inovação da Unesc, além de realizar uma dinâmica com o grupo. “A Unesc apadrinhou algumas escolas dentro do projeto Clube Empreendedor com a proposta de ter um tempo de interação empreendedora com os alunos, criando uma experiência. É um momento diferente que os alunos terão”, citou.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, destacou a importância do envolvimento da Unesc nesta iniciativa. “Foram muitas informações repassadas que mostram as oportunidades que estes estudantes podem ter depois. A Unesc, além de fomentar o empreendedorismo, é uma porta aberta para a continuidade do estudo, da aquisição de conhecimento, não somente em uma área, mas em diversas. Conhecemos qual o objetivo deles, pois eles responderam o que esperam do futuro, assim percebem que têm oportunidades, cursos que podem fazer e que não é um sonho distante e ainda existem pessoas para ajudar”, comenta.

 

Você também pode gostar