Notícias de Criciúma e Região

O brilho do palco e o impacto social do Teatro Jônatas João no ano de 2023

Projeto envolveu e beneficiou mais de 250 famílias

Com mais de 250 famílias envolvidas e beneficiadas, a escola de Teatro Jônatas João faz um balanço positivo das atividades em 2023. Durante o ano, mais de 200 alunos passaram pela escola, sendo 60 novos integrantes. Além disso, 14 pessoas concluíram com sucesso o programa de formação no curso de teatro profissionalizante, saindo não apenas com habilidades teatrais aprimoradas, mas também com uma compreensão profunda do compromisso social e cultural que o teatro pode desempenhar na sociedade. “É nítida a satisfação dos alunos ao concluírem o curso. São três anos de muita preparação prática e teórica para que enfim possam receber o diploma e então passarem pela banca do SATED a fim de retirarem o seu Registro Profissional de Artista”, afirma o diretor, Jônatas João Corrêa.

De acordo com Jônatas, alguns princípios são ensinados desde o primeiro dia de aula, como a mentalização de um mundo melhor e o amor próprio. “Prezamos pela arte que é essencialmente bela e tudo o que ela pode oferecer, e com isso, formamos mais que artistas, mas pessoas preparadas para transformarem a sociedade, sonhando com um futuro repleto de possibilidades. Trabalhamos para que cada um reconheça o seu valor, ame o próximo buscando sempre fazer o bem”, fala ele.

Um festival de encanto através das artes 

 

Ao longo do ano o Teatro Jônatas João promoveu mais de 60 sessões teatrais, apresentando dez espetáculos que variaram desde clássicos do teatro até produções contemporâneas, como Espetáculo Empresarial, Pinóquio, Uma Peça sem Nome, A Melodia da Alma, Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, A Bela e a Fera, A Fada do Dente e o Segredo do Sorriso Branquinho e Sonho de Natal. Cada apresentação foi cuidadosamente preparada e executada, demonstrando o comprometimento dos alunos e a dedicação dos professores, sendo palco também para crescimento profissional. “Ver as superações de cada aluno durante o ano, o empenho e a vontade de fazer acontecer, nos recorda que estamos no caminho certo e todos, do infantil ao profissionalizante, têm muito mais para mostrar ao mundo. Basta terem a condução e apoio necessários durante o processo” , conta Marina Menegazzi Barbosa, professora de teatro. Além disso, a escola proporcionou aos alunos workshop artístico de teatro, técnica vocal, jazz e danças urbanas.

Ultrapassando fronteiras com a primeira estreia internacional

O ano de 2023 fez história na trajetória da Escola de Teatro Jônatas João com sua primeira apresentação fora do território brasileiro, em um intercâmbio em Inriville, na Argentina. A adaptação do musical High School Musical encantou os argentinos com atuação, canção e dança. Durante o intercâmbio, os 19 estudantes/atores e os quatros professores também tiveram a oportunidade de mergulhar na cultura teatral local, trocar experiências com artistas argentinos e expandir seus conhecimentos artísticos. Essa experiência não apenas enriqueceu artisticamente os participantes, mas também fortaleceu os laços entre as duas comunidades teatrais. “Sem dúvidas, essa experiência ficará marcada para sempre em meu coração. Fomos lá para levar não somente arte, mas esperança e transformação. Era nítido no olhar das pessoas que nos receberam o quão profundamente foram trocados pela vivência que tivemos juntos”, destaca o aluno e intercambista do curso de Teatro Profissionalizante, Willian Dagostin.

Expressando o amor através da dança

O grupo Meraki também movimentou a escola, participando do Festival de Joinville, com três apresentações nos palcos abertos. Já os alunos marcaram presença nos palcos do Espetáculo de dança apresentado na semana cultural com coreografias de todas as turmas de dança da escola, como ballet, danças urbanas e grupo folclórico italiano. “Desde quando conheci a dança não consegui mais ver minha vida sem ela, e hoje, ter a chance de aprimorar a minha dança e levar ela a tantas outras pessoas, é algo extremamente gratificante”, desabafa o dançarino e integrante do grupo Meraki, Gustavo Fagundes. Se você deseja conhecer mais sobre a escola pode acessar o instagram @teatrojonatasjoao.

Você também pode gostar