Notícias de Criciúma e Região

Núcleo de Bem-Estar castra cerca de 200 animais por mês em Criciúma

Cerca de 2,4 cães e gatos castrados por ano

A castração é um ato que traz diversos benefícios aos animais. Além de auxiliar no controle populacional de cães e gatos, o procedimento pode prevenir o aparecimento de câncer. O Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA) de Criciúma castra aproximadamente 200 animais por mês. São cerca de 2,4 cães e gatos castrados por ano.

Alguns animais passam pelo procedimento diretamente pelo Núcleo, através de mutirões, e também com autorizações concedidas pelo órgão para a população que não tem condições de realizar o procedimento.

O interessado em fazer a castração de um bichinho, precisar ir até o Núcleo para realizar o cadastro. A pessoa precisa levar CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda de até três salários-mínimos. Toda semana o Núcleo realiza um mutirão em um bairro de Criciúma.

Como funciona o Núcleo de Bem-Estar Animal

O NBEAS atende animais de rua que são recebidos no local através de solicitações de órgãos da Prefeitura ou cães e gatos que foram resgatados por maus-tratos ou situações semelhantes, com o pedido da Polícia Militar (PM).

Após serem recolhidos, os animais ficam abrigados no Núcleo em uma baia individual e recebem todo o tratamento necessário para que sejam colocados para adoção. “Aqui eles chegam doentes, ou de maus-tratos, são vacinados, vermífugados, cuidados e castrados. Depois quando estão completamente recuperados, colocamos para adoção”, explicou o coordenador do Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima.

Benefícios

Além do controle populacional dos animais de rua, as principais vantagens da castração em fêmeas é a diminuição no número de casos de câncer de mama e em machos a diminuição do índice de câncer de próstata. Como um todo, a castração ameniza o instinto de território e o comportamento agressivo, proporcionando uma longevidade na vida dos animais.

Atendimentos clínicos

A NBEA fica localizado na rua Miguel Patrício de Souza, bairro Bosque do Repouso, anexo ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O horário de atendimento é das 7 horas às 11h30 e das 13 horas às 16 horas. O telefone para contato é o 3445-8729.

Você também pode gostar