Notícias de Criciúma e Região

Novo Rei da Inglaterra faz pedido especial ao presidente Lula

Declaração do presidente Lula foi dada após cerimônia de coroação do Rei Charles III neste sábado, dia 6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado, dia 6, durante conversa com a imprensa, em Londres, que ouviu do rei Charles III, coroado nesta manhã, um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônica.

“A primeira coisa que o rei falou pra mim foi para cuidar da Amazônia”, afirmou Lula. “Mas eu disse a ele que, para isso, precisamos de recursos”, completou.

Na última sexta-feira, dia 5, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou que o país investirá no Fundo Amazônia. O valor será de 80 milhões de libras, cerca de R$ 500 milhões. O premiê afirmou que a entrada do Reino Unido no fundo é um reconhecimento ao trabalho e à liderança do presidente Lula no tema da preservação ambiental.

Durante conversa com a imprensa neste sábado, Lula afirmou ainda que convidou Sunak a visitar o Brasil nos próximos meses.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva foram recebidos pelo Rei Charles III e membros da família real no Palácio de Buckingham na véspera da coroação-  Foto: Ian Jones/Buckingham Palace

A coroação

O rei Charles III, da Inglaterra, foi coroado na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia conta contou a presença de centenas de líderes estrangeiros, como o presidente Lula, além de diversas autoridades.

Aos 74 anos, Charles tornou-se rei no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado.

As questões ambientais têm sido uma pauta histórica de atuação do monarca. Como príncipe, Charles visitou o Brasil em quatro ocasiões, em 1978, 1991, 2002 e 2009. Em todas, ele foi à região amazônica.

O Rei Charles III é o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. A coroação foi conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade do anglicanismo. Antes de ler o juramento, o novo rei foi ungido com óleos aromáticos.

Para o evento, a segurança foi reforçada, e 30 mil policiais estão nas ruas de Londres.

Texto: Agência Brasil.

Você também pode gostar