Notícias de Criciúma e Região

Novo gerente de futebol do Tigre fala sobre Tencati, busca por Ítalo e estrutura; confira

Alex Brasil foi apresentado oficialmente como novo gerente de futebol do Criciúma na manhã desta quinta-feira, dia 1º

O novo gerente de futebol do Criciúma, Alex Brasil foi oficialmente apresentado pelo presidente, Vilmar Guedes, no final da manhã desta quinta-feira, dia 1º. Na sala de imprensa Clésio Búrigo no Estádio Heriberto Hülse, o novo dirigente tricolor concedeu entrevista coletiva. No início da fala, Brasil lembrou o trabalho realizado por Juliano Camargo.

“Queria enaltecer o trabalho do meu antecessor. Esperamos poder dar sequência nesse trabalho e que ele tenha sucesso no novo desafio”, disse Brasil. “Acho que o Criciúma pode voltar a ter hegemonia no futebol catarinene com muito trabalho. Acredito que as coisas acontecendo fora, isso reflete dentro de campo. Acredito muito no treinamento e o Tencati treina de mais. Um time bem treinado é bom, um time bom, bem treinado é excelente. A fase ruim do Tigre passou, esperamos que daqui para frente possamos alcançar os objetivos. Não é qualquer clube que tem um título da Copa do Brasil. Com espírito vencedor, dedicação, união e entrega de todos tem tudo para dar certo”, completou.

Para o novo gerente de futebol, o Criciúma tem uma das melhores estruturas do Brasil. “É um clube de Série A, momentaneamente, na Série B. Com o trabalho de todo que estão aqui e com o apoio do maior patrimônimo do clube que é o torcedor, com certeza 2023 será maravilhoso”, comenta Brasil.

Diretoria do Criciúma apresentou o novo gerente de futebol, Alex Brasil – Foto: Celso da Luz/CriciumaEC

Quanto aos reforços e conversações, ele prefere manter o mistério para que isso não atrapalhe as negociações para a vinda de novos atletas. “Gerente de futebol atua em quatro pilares: a estrutura, comissão técnica, jogadores e o torcedor. Não pode tomar partido e tem que gerenciar tudo isso, os departamentos. O torcedor as vezes tem a leitura que o gerente contrata e dispensa jogadores, temos que gerencia toda essa engrenagem com jurídico, recursos humanos, financeiro, departamento médico, uma estrutura grande. Por isso não se comanda o futebol sozinho, a construção de um elenco vencedor se faz a quatro, seis ou oito mãos. Uma decisão colegiada e a tomada de decisão do presidente”, ressalta o novo gerente de futebol.

A busca por Ítalo Melo

 

Uma das questões levantadas durante a coletiva foi sobre o meia Ítalo Melo, que veio por empréstimo do Confiança (SE), e se firmou como titular do Tigre na Série B deste ano. O Criciúma negocia a permanência dele para 2023. “É uma situação que estamos tratando internamente. Ele tem contrato em vigência com o Confiança (SE), viemos conversando. Tudo na hora certa e no momento certo. Esperamos ter êxito”, explica Brasil, que era o gerente do futebol da equipe sergipana.

O novo gerente de futebol, trabalhou com o técnico Claudio Tencati, no Londrina, em 2014 e 2015. Algo que influenciou a vinda dele para o Criciúma. “Quero a mesma ‘sorte’ que tivemos naqueles anos. Claro que não foi sorte, foi fruto de muito trabalho e dedicação”, ressalta Brasil.  Juntos, eles conquistaram o título do Campeonato Paranaense e os acessos para a Série C e Série B do Brasileiro.

Alex Rodrigues Brasil tem 45 anos e é natural de São Paulo (SP). O novo gerente do Tigre é graduado em educação física e se especializou em gestão de futebol, com certificado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele também é integrante da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abex).

A reapresentação do elenco carvoeiro para a pré-temporada preparatória para o Campeonato Catarinense ocorre no dia 7 de dezembro

Confira a entrevista coletiva completa:

 

Você também pode gostar