Notícias de Criciúma e Região

Chuva provoca deslizamento na Serrinha em Urussanga e deixa 13 desalojadas em Morro da Fumaça

Abastecimento de água foi prejudicado em, pelo menos, três bairros

Após horas intensas de chuva, a cidade de Morro da Fumaça já registra problemas. Segundo dados do pluviômetro da Defesa Civil, localizado no bairro Monte Verde, o acúmulo máximo de precipitação observado nas últimas 24 horas foi de 143,2 mm (atualizado às 6h28). Segundo o mapa de criticidade para deslizamentos, Morro da Fumaça se encontra em vermelho (atualizado às 9h), que é quando há risco muito alto de ocorrências.

Por estarem em locais de risco ou alagamento, algumas pessoas precisaram ser deslocadas de suas residências. No Bairro Capelinha, dois adultos e quatro crianças ficaram desalojadas e foram encaminhadas para a casa de familiares, assim como dois adultos e duas crianças no Distrito de Estação Cocal. Outros três moradores, em um primeiro momento, ficaram desabrigados e foram realocados para o Salão Paroquial da Estação Cocal, mas já encaminhados para a casa de parentes.

Abastecimento de água

Também houve o rompimento da adutora geral de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Rio Vargedo, por volta das 2h. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça está trabalhando desde a madrugada para restabelecer o abastecimento. Podem ter sido afetados moradores de todo o Bairro Centro e as localidades de Linha Anta e Esplanada. Os serviços estão sendo finalizados e o retorno será gradativo dentro de algumas horas. O Samae pede para que os consumidores tenham compreensão e evitem o desperdício de água.

Desalojamento

Duas vias precisaram ser interditadas, sendo a Rua Fortunato Salvan, no Bairro Naspolini, e a Travessia João Sorato, no Bairro Mina Visconde. Outras vias encontra-se com água na pista, sendo a Rodovia SC-443, Rodovia Tranquilo Sartor, no Bairro Santa Cruz, Rua Biasio Maragno, no Distrito de Estação Cocal e a Estrada Geral no Bairro Picadão Paladini, além de alguns pontos nos bairros Capelinha e Vila Rica.

A Administração Municipal pede para que os moradores respeitem as sinalizações e redobrem os cuidados ao trafegar, principalmente, nessas regiões. A Secretaria do Sistema de Infraestrutura está trabalhando na manutenção das vias, com serviços de drenagem em pontos de acúmulo de água e abertura de valas.

As unidades escolares do município não foram afetadas, as aulas foram mantidas e o transporte escolar segue a rota normalmente. Entretanto, a formatura do Programa Defesa Civil na Escola, que seria realizada nessa noite, às 19h30, como parte da programação de Natal de Morro da Fumaça, foi cancelada. Uma nova data será divulgada nos próximos dias.

O Governo de Morro da Fumaça está empenhado em minimizar os impactos gerados e em manter a população segura. Os munícipes devem ficar atentos aos canais oficiais da Prefeitura Municipal. Caso alguém necessite de ajuda, poderá entrar em contato pelo número (48) 99108-5294.

Em Urussanga, a Defesa Civil registrou, ao menos, seis ocorrências.

Na Serrinha de Santana, parte do acostamento acabou desmoronando perto da Santa. Área já foi isolada e sinalizada.

Na localidade de Rio Maior foi registrado um desmoronamento de barraco perto de uma casa. Situação repassada para o setor de Infraestrutura que regularizará o terreno.

Já no Bairro Lunardi, o alto volume de chuvas, acabou deixando a estrada sem condições de passagem. A manutenção da via já foi realizada.

No  Barro Preto, foi registrada inundação de estrada logo após o final do asfalto, por conta do alto volume de chuva desta noite. Um açude localizado ao lado da estrada acabou “estourando” com o volume de chuva tendo baixado. A estrada já está liberada.

No acesso a Canela Grande, entre Pedras Grandes e Urussanga, uma árvore acabou caindo na estrada. Situação deve ser resolvida em breve pelo setor de infraestrutura.

No Rio Carvalho foi registrado um desmoronamento que obstruiu uma passagem. Equipe eestá a caminho para verificação.

Você também pode gostar