Notícias de Criciúma e Região

Camerata di Venezia faz duas apresentações gratuitas nesta semana

Apresentações acontecem nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de julho

A Camerata di Venezia fará duas apresentações especiais com a nova série de concertos “Música no Tempo” no Teatro Municipal e no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. Os concertos acontecem nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de julho, às 20 horas, com entrada gratuita e transmissão ao vivo por meio deste link.

Nesta quinta-feira, dia 27, a apresentação acontecerá no Teatro Municipal, às 20 horas. Na sexta-feira, dia 28, será no Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, às 20 horas. O evento conta com medidas de acessibilidade para o acesso (SIA), vídeo introdutório com audiodescrição (AD) por Voz da Visão e intérprete de Libras da AcessiLibras.

Foto: José Luiz Ronconi/Divulgação

O programa do concerto explora obras de períodos históricos da música erudita, em que a forma e o conteúdo refletem o pensamento dominante de cada época. Em ordem cronológica o repertório revela obras do período Barroco (c. 1600 a 1750), Clássico (c. 1750 a 1820) e Romântico (c. 1820 a 1900).

O período Barroco caracteriza-se especialmente pelo nascimento da polifonia, música com duas ou mais vozes que simultaneamente formam uma harmonia. Deste modo, apesar de serem sons independentes, o ouvinte percebe-os como um todo em contraste com a prática anterior de predomínio da monofonia, realizada apenas com uma voz. É nesse período que os instrumentos musicais passam a ter um lugar de destaque, dando abertura para o surgimento de orquestras e óperas. No período seguinte Clássico, busca-se a volta da simplicidade, para uma música que agrade imediatamente ao ouvido. Já no período Romântico, surge a individualidade como tema central das obras, com maior duração, ampliando todas as estruturas musicais estabelecidas do período. O foco passa a ser a expressão de sentimentos do artista e o virtuosismo como norma. A questão central não era mais a forma da música, e sim, o que estava além da partitura: o afeto e a emoção.

Foto: José Luiz Ronconi/Divulgação

A composição de G. P. Telemann, Suíte Dom Quixote, apresenta a saga de Dom Quixote de La Mancha de Miguel Cervantes através de uma forma musical característica do período Barroco denominada “Suíte”. Em que é dividida em diversos movimentos contrastantes em termos de ritmo e melodia. O “Divertimento” de Mozart, composto por ele com apenas 16 anos, é uma elaboração musical do período Clássico alegre e cheio de energia com o objetivo de entreter a aristocracia durante suas festividades e jantares. Já a “Rapsódia” Húngara de Popper, traz a proposta do espírito que reinava no romantismo, da individualidade virtuosística e extremo lirismo, em que apenas um instrumento toma a narrativa. Para interpretar esta obra teremos a participação de nosso chefe de naipe dos violoncelos, Rafael Melo. Para o concerto de sexta-feira, o programa é ampliado com compositores dedicados a música popular e folclórica que caracterizam o Brasil, Argentina e Espanha. Essa música atemporal que surge de tradições culturais de seus países enriquece nosso repertório com ritmos e melodias marcantes.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Casan, Bistek Supermercados, Usipe, Mademil e Imbralit por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Apoio: Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, SG2 digital, Canguru Embalagens, Metalúrgica Spillere, Tintas Farben, Librelato, Imepel e Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Temporada 2023

O projeto “Camerata di Venezia – Temporada de Concertos 2023” iniciou em abril e vai até dezembro, e prevê 20 concertos com entrada gratuita e transmissão ao vivo, divididos em 10 concertos em Nova Veneza e mais 10 em cidades vizinhas da região Sul do Estado de Santa Catarina. O objetivo é dar acesso à música erudita e criar o hábito da apreciação ao vivo a fim de suprir a carência desse tipo de atividade na região. Os concertos contam com a direção artística e regência de Luiz Fernando São Thiago.

Orquestra Camerata di Venezia 

A Camerata é uma orquestra de cordas sediada na cidade de Nova Veneza, localizada ao sul do Estado de Santa Catarina. Como instituição cultural proporciona a comunidade o contato com a música orquestral mais conhecida como música “clássica” ou música de “concerto”.  Os músicos são naturais da região e por mais de 10 anos o desenvolvimento técnico e artístico permitiu a este grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente. Em 2017, os concertos profissionais ganham grande aceitação de público e crítica. Em 2019 vem o primeiro lugar no edital de Incentivo à Cultura Elisabete Anderle do Governo do Estado de Santa Catarina. Em 2020 e 2021 foi contemplado com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, para turnês pela região sul do Estado.

Site oficial: cameratadivenezia.com.br

Instagram: @cameratadivenezia

Facebook: fb.com/cameratadivenezia

YouTube: youtube.com/@cameratadivenezia

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Você também pode gostar