Nova modalidade de colonoscopia garante ainda mais conforto para o exame
Hospital São José de Criciúma oferece aos seus clientes a opção de internação dia para a realização do procedimento
O Hospital São José de Criciúma está oferecendo uma nova modalidade de atendimento aos pacientes que precisam realizar o exame de colonoscopia. O novo pacote garante ainda mais privacidade e conforto para a realização do exame que é um grande aliado para o diagnóstico do câncer de intestino, o segundo mais comum entre homens e mulheres e é um tipo de câncer evitável.
“Conseguimos proteger o intestino desse tipo de lesão quando realizamos exames preventivos conforme recomendação das sociedades médicas brasileiras e mundiais: exame de colonoscopia a partir dos 45, no máximo 50 anos, mesmo que sem sintoma algum. Exame 10 anos antes da idade do parente quando história familiar de câncer de intestino ou quando sintomas como sangramento, dores abdominais, alteração do hábito do intestino, por exemplo”, explica a explica a coloproctologista do HSJosé, Dra. Denise D’avila Búrigo.
Um dos principais obstáculos em relação ao exame é o desconforto do preparo intestinal, já que exige que o intestino esteja completamente limpo para a realização da avaliação completa do intestino grosso, com um aparelho flexível com uma câmera que permite uma avaliação completa.
“Além disso, tabu e vergonha relacionada ao intestino, reto e ânus faz com que pessoas deixem de fazer diagnóstico precoce de algum problema que esteja acontecendo. Este exame salva vidas e previne o aparecimento do câncer quando retiramos pequenos pólipos, as lesões causadoras do câncer. Nesta modalidade de colonoscopia que estamos iniciando aqui no HSJosé, em internação dia, estaremos juntos para que esse momento seja tranquilo e seguro”, explica dra. Denise.
De acordo com a especialista, o principal diferencial é o conforto, a segurança e privacidade que o exame nessa modalidade proporciona, com o preparo sendo monitorizado e o exame realizado na própria suíte onde o paciente internou, com acompanhamento do anestesiologista para a sedação e coloproctologista especializado no exame de colonoscopia.
“Nesta modalidade de colonoscopia, o paciente irá fazer um pré-preparo domiciliar, com alterações na dieta, orientadas de maneira bem clara. No dia do exame, interna no início da manhã e faz a parte mais importante do preparo no hospital, em sua suíte, com conforto e privacidade, o que permite que a quantidade de medicamento necessário para a limpeza do intestino seja individualizada. Quando o preparo estiver pronto, a equipe médica e de enfermagem envolvida vai até o paciente, bem como todo aparato tecnológico necessário, na suíte onde o paciente está, para a realização do exame e procedimentos que sejam necessários, como biópsias e retirada de lesões do intestino”, enaltece a especialista.
Serviço diferenciado na região
O serviço é destinado a qualquer pessoa que necessite realizar o exame de colonoscopia, seja por indicação médica ou para check-up, a partir dos 45 anos, como é recomendado pela sociedade americana de cancerologia. “Estamos oferecendo uma opção de serviço diferenciado na região, com conforto, tecnologia, privacidade e segurança para quem necessita realizar o exame de colonoscopia, cujo preparo comumente causa apreensão em quem precisa realizá-lo. Estaremos juntos nesse cuidado especial com a saúde de nossos pacientes em um hospital que tem a qualidade dos melhores centros de medicina do pais”, garante a coloproctologista.