O Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) assumirá a gestão do Hospital Regional de Araranguá pelos próximos seis meses, a partir desta sexta-feira, 22. O contrato emergencial foi assinado com o Governo do Estado nesta quinta-feira, 21. Em reunião com o vice-governador Eduardo Moreira, no Centro Administrativo, em Florianópolis, o presidente do instituto, o médico Roberto Benedet, disse que o objetivo é “reativar o hospital com um trabalho de excelência para resolver o problema da saúde na região e atender a população da maneira que merece”.
O Ideas também tem o controle administrativo dos hospitais Materno Infantil Santa Catarina (Criciúma), Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (São Francisco do Sul), Municipal Santo Antônio (Itapema) e Caridade (Jaguaruna).
O secretário Nacional de Articulação, Acélio Casagrande, que também participou da reunião, adiantou que, às 13h de sexta, 22, haverá audiência na Justiça do Trabalho envolvendo o Sindicato dos Servidores da Saúde e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), antigo gestor do hospital, para liberação dos recursos já repassados pelo Estado para pagamento dos salários de novembro e parcela do 13º. A dívida estimada é de R$ 2,6 milhões.
Participaram ainda do encontro o secretário regional em Araranguá, Heriberto Schmidt, e o deputado Manoel Mota.