Recentemente empossada, a nova diretoria Executiva do Sebrae/SC está percorrendo o estado para conhecer suas unidades nos municípios e apresentar suas novas diretrizes para lideranças políticas e empresariais locais. Hoje, 20 o encontro foi em Criciúma, onde o diretor Superintendente, Carlos Henrique Ramos Fonseca, o diretor Técnico, Luciano Pinheiro, e o diretor Financeiro, Anacleto Ortigara, falaram sobre as suas estratégias de atuação para membros das Associações Empresariais, presidentes de sindicatos, empresários, entre outros.
Diretor Financeiro, Anacleto Ortigara e o coordenador regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa
Fortalecer o empreendedorismo nas escolas e universidades qualificando os jovens para o mercado de trabalho, levar a renovação para as micros e pequenas empresas, como também o apoio as empresas a acessar o mercado internacional estas são algumas das bandeiras da diretoria. “Hoje somente 2,2% das nossas exportações catarinenses, são das micros e pequenas empresas, com isto temos uma grande oportunidade de ampliar isto. A importação também importar insumos para torna-las mais competitivas, mas para isso se faz necessário parcerias. Aliando produtos e soluções”, destacou o diretor superintendente, Carlos Henrique Ramos Fonseca.
Outra prioridade é a inovação, com o incentivo ao investimento em tecnologia para que as empresas melhorem seus processos e produtos para agregar valor e, por consequência, apresentar melhor resultado no mercado. A ideia é de levar cursos, treinamentos, consultorias a distância ao empresário que muitas vezes não tem tempo para realizar um treinamento presencial. “Trata-se de uma longa jornada na transformação digital para levar todas as soluções aos empresários”, considera Fonseca.
Ponto de vista técnico
Para que estas bandeiras aconteçam o diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, informa que estão buscando segmentar melhor seus clientes poder atendê-los, onde reconhece que possuem diferentes necessidades. “Para que a gente possa cada vez mais atender. Atualmente o Sebrae faz 100 mil atendimentos ano a estes públicos”, disse ele.
Diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro e o diretor Superintendente, Carlos Henrique Ramos Fonseca
O coordenador regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, reforça a importância deste contato com lideranças locais. Segundo ele, essa participação foi importante para que todos entendessem qual a nova estratégia de atuação do Sebrae para a nossa região e o estado. “Quais as prerrogativas, como serão os investimentos, enfim, para conhecerem as novas diretrizes”, destaca Gelosa.